O período chuvoso em Roraima tem início em abril, mas a Prefeitura de Boa Vista já antecipou os trabalhos da Patrulha da Chuva em novembro, com a execução de serviços de limpeza preventiva das “bocas de lobo”. O objetivo é prevenir alagamentos em diversas áreas da cidade no próximo ano. Até o momento, a equipe já atendeu 1.443 pontos, abrangendo 71 ruas de 32 bairros.
O autônomo Rayrison Passos, de 32 anos, mora no Jardim Primavera e acompanhou a ação na rua Tambaqui, no bairro Santa Teresa. "É um excelente trabalho que a prefeitura está fazendo. No entanto, é fundamental também a conscientização da população, para que o lixo não seja descartado nas ruas. Quando isso acontece, acaba obstruindo as ‘bocas de lobo’ e impedindo a passagem da água", destacou.
A assistente social Regina dos Santos, de 39 anos, mora há 30 no bairro Santa Teresa e também elogiou a ação de limpeza na localidade. "É uma maravilha ver esse serviço sendo feito na cidade. Com isso, a água das chuvas não fica acumulada e, além de evitar alagamentos, também previne acidentes", afirmou.
Ação preventiva acontece em vários pontos da cidade
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos (SMSP), Daniel Lima, a ação é executada por quatro equipes de limpeza e acontece nas principais ruas e avenidas da cidade, além de pontos identificados pela Central 156. O serviço vai desde a limpeza e remoção de lixo, substituição de “bocas de lobo” e tampas de caixas de captação de água, além da manutenção do sistema de rede de drenagem. O trabalho foi concluído nos bairros Asa Branca, Cidade Satélite, Caçari, Equatorial, Nova Cidade e Dr. Silvio Leite.
“Durante as atividades, as equipes têm retirado grandes volumes de lixo, como restos de materiais de construção e resíduos domiciliares, que obstruem as bocas de lobo e prejudicam o sistema de drenagem. Por isso, é fundamental a conscientização de todos para evitar lixo nas ruas. Pedimos que a população acompanhe os dias da coleta de lixo e faça o descarte dos recicláveis de forma adequada nos ecopontos localizados nos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade”, destacou o secretário.
Ecopontos: estão abertos de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Aos sábados, funcionam das 8h às 12h. Nas segundas-feiras, os locais passam por manutenção. Confira os endereços:
Nova Cidade: Rua Curitiba, ao lado da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis;
Cidade Satélite: Rua Cisne, com a avenida Gêmeos