Assistência Social

BOA VISTA PRA FRENTE - Famílias inteiras prestigiam serviços da “Prefeitura com Você” no bairro Equatorial

Alusiva à campanha Abril Azul, a 7ª edição do evento ocorreu neste sábado, 27, na Escola Municipal Hilda Franco

Por Ráyra Fernandes

27/04/2024

A ação “Prefeitura com Você”, ocorrida neste sábado, 27, na Escola Municipal Hilda Franco, proporcionou um dia inteiro de serviços municipais dedicados aos moradores do bairro Equatorial e adjacências. Alusiva ao “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo, o evento contou com atendimentos nas áreas de saúde, educação, social, segurança, defesa do consumidor, entre outros.

O prefeito Arthur Henrique destacou a importância dada pela gestão às famílias. “Já temos contato com a população por meio das creches e escolas. Há poucos dias entregamos a maior Unidade Básica de Saúde de Boa Vista neste bairro. Hoje eles puderam usufruir de outros atendimentos ofertados pela prefeitura gratuitamente por meio do evento. As famílias e as pessoas são prioridade da nossa gestão”, explicou..

Para se ter uma ideia, o bairro Equatorial possui mais de 14 mil moradores. Entre eles, estão adultos e crianças diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o caso da autônoma Carmina Matias e das duas filhas, que foram em busca de atendimento odontológico – um dos mais procurados durante a ação.

Os serviços de saúde estão entre os mais procurados pela população

“É bem caro pagar um atendimento desses no particular. Eu não tenho condições. Mas aqui deu certo. Fomos priorizadas. As equipes nos atenderam muito bem. Como autista, eu me senti acolhida em todos os sentidos e as minhas filhas também. A prefeitura continua cuidando da gente com muito zelo por meio desse trabalho humanizado”, disse.

Mas Carmina não foi a única a se maravilhar com os serviços. A dona de casa Lucineia Viana, 48, aproveitou o sábado para fazer a pesagem do Bolsa Família da filha Ashley Viana, de 9 anos. “Eu precisava fazer isso há um tempo. Aproveitei, principalmente, pela facilidade em acessar os serviços, já que temos mais disponibilidade aos finais de semana. E o atendimento foi super-rápido. Gostei muito e não enfrentei fila”, explicou.

Abril Azul

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) ainda promoveu atividades relacionadas ao Abril Azul para sensibilizar a população. Famílias inteiras participaram das dinâmicas, brincadeiras lúdicas, palestras e dinâmicas com profissionais da Educação Especial. No entanto, este trabalho continua na Rede Municipal de Ensino e no Centro de Autismo do município.

Olhar especial à Primeira Infância

Pais, mães e cuidadores também tiveram um espaço especial organizado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, com atendimentos da equipe do Programa Família Que Acolhe (FQA). Enquanto a esposa cuidava da saúde, o professor Royson Roth se divertiu com as filhas pequenas em um local preparado especialmente para elas.

Royson Roth veio com a família do interior do Estado para participar da ação

“Nós moramos no interior. Então, quando viemos à cidade, buscamos fazer tudo de uma vez. Com duas crianças, fica um pouco complicado. A gente viu que a prefeitura ia fazer essa ação. Quando chegamos aqui, vimos esse cantinho especial, preparado para elas. Minha esposa está lá se cuidando e eu estou aqui tranquilo com as gêmeas. Elas ficam brincando e não choram”, contou.

Edições de sucesso desde 2023

Desde 2023, a Prefeitura de Boa Vista leva os serviços para mais perto da população. A ação já passou pelos bairros Senador Hélio Campos (Escola Luiz Canará), Pintolândia (Sede do FQA), João de Barro  (Rua do bairro), Profª Araceli Souto Maior (Escola Palmira Castro), Cidade Satélite (Escola Vila Jardim), Airton Rocha (Escola Laucides Oliveira). Nas seis edições foram contabilizados cerca de 26 mil atendimentos. É Boa Vista pra Frente!