Saúde

BOA VISTA PRA FRENTE - Prefeitura investe na construção e ampliação de novas UBSs que fortalecerão a Atenção Primária à Saúde

Obras envolvem construção de quatro novas UBSs, um Centro Especializado em Reabilitação, além da ampliação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses

Por Wandilson Prata

19/04/2024 - Última atualização 23/04/2024

Com o novo pacote de obras orçado em mais de R$ 260 milhões anunciado esta semana pelo prefeito Arthur Henrique, Boa Vista ganhará novos equipamentos na área da saúde que ampliarão os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) em diversos bairros da capital roraimense. A expectativa é uma média de 4.600 atendimentos por mês em cada uma das unidades.

Boa Vista é uma das primeiras capitais a implantar o conceito de 'APS do Futuro'

“Estamos implantando esse pacote de obras em diversas áreas que beneficiarão toda a cidade. Somos uma das primeiras capitais a implantar o conceito de ‘APS do Futuro’ e nossa proposta é fortalecer cada vez mais a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando e qualificando os serviços de saúde ofertados em Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Obras serão executadas em diversos bairros da capital

Serão construídas mais quatro Unidades Básicas de Saúde porte 4 (com 4 equipes de Saúde da Família) nos bairros Santa Tereza, Caranã (Mariano de Andrade), Nova Cidade (Délio Tupinambá) e Caimbé (Olenka Macellaro Thomé Vieira).

Também terá a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER II) voltado à assistência integral a crianças com deficiência física, auditiva, intelectual e visual, como também a ampliação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). As obras iniciam a partir deste mês de maio e devem ser concluídas no prazo de 360 dias.

Novas UBSs serão entregues ainda este ano para a população

Além desse pacote de obras, outras construções de UBSs são executadas na cidade e deverão ser entregues ainda esse ano para a população. Uma delas fica no bairro Cidade Satélite, onde é construída uma unidade porte IV no residencial Vila Jardim para atender os moradores daquela região. Outra em fase de conclusão está no bairro Said Salomão, divisa com o Pedra Pintada.

"Não vamos mais precisar ir para os bairros vizinhos em busca de atendimento médico"

O pedreiro Francisco Lima Conceição, 48, mora em frente à nova UBS e tem acompanhado o andamento da obra. Ele mora há oito anos no Pedra Pintada e afirma que a nova unidade de saúde chegará em boa hora para atender os moradores dessa região.

“As UBSs mais próximas ficam nos bairros Caranã e Cauamé. Por ser um bairro mais afastado, pensava que não chegaria tão cedo uma UBS no meu bairro. Mas vejo que as obras estão bem avançadas. Daqui a pouco, não vamos mais precisar se deslocar para outros bairros vizinhos em busca de atendimento médico”, disse o morador.

Para os moradores, a UBS veio em boa hora, pois a população crescer no P.A Nova Amazônia

Zona rural também será contemplada – E não é só na área urbana que os investimentos chegam à população. Na zona rural, os moradores já comemoram a nova UBS no PA Nova Amazônia, região do Murupu, que também está na fase de conclusão. A comerciante Tatiana Oliveira, 38, é moradora há 10 anos da região e conta que está ansiosa pela inauguração.

“Sei de pessoas que moram nessa região e que precisaram percorrer esses quase 45km até Boa Vista em busca de atendimento médico. E essa UBS vai nos atender, pois a população cresceu bastante no P.A. Nova Amazônia. Vejo uma gestão da prefeitura que está fazendo história, tanto na cidade, como na zona rural”, afirmou.

Dez obras na saúde já entregues desde 2021:

2021: Construção das UBSs Dr. Silvio Lofego Botelho (Paraviana) e Ione Santiago (São Pedro)

2022: Reforma das UBSs Dra. Sandra Maria Lacerda Fernandes (31 de Março) e Dra. Fanir Oliveira Silva (Jardim Floresta)), como também do Bloco H e instalações do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA)

2023: Construção da UBS Rômulo Ferreira (São Vicente)

2024: Construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) Antônia Constância de Matos Campos (Mecejana); do Centro de Teleassistência Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos (Buritis); das UBSs Dr. Jan Roman Wilt (Dr. Airton Rocha) e Maria das Dores Pereira da Silva (Equatorial).