Educação

EDUCAÇÃO LÚDICA - Núcleo de Creches em Boa Vista promove desfile de fantasias na 2ª edição do “Chá Literário”

Atividade envolveu a participação das famílias dos pequenos, além de celebrar o Dia do Livro (18 de abril)

Por Bruna Norales

19/04/2024

Para incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida, a Prefeitura de Boa Vista promove atividades literárias de forma lúdica na educação municipal. O Núcleo do Senador Hélio Campos, por exemplo, fez nesta sexta-feira, 19, a 2ª edição do Chá Literário. A atividade envolveu a participação das famílias dos pequenos e também foi uma forma de celebrar o Dia do Livro, comemorado em 18 de abril.

As crianças usaram fantasias de vários personagens da literatura infantil

As crianças, suas famílias e os servidores da unidade de ensino se fantasiaram de personagens da literatura infantil e participaram de um desfile para mostrar a criatividade. Com capacidade para 270 crianças, entre 2 e 3 anos e 11 meses, o Núcleo Senador Hélio Campos conta com 7 creches: Tia Ray, Tia Lídia, Senador I, Senador II, Professora Marly Santos Farias, Professora Edilene Costa Ribeiro e Professora Silvia Luzia Carlos de Carvalho.

A Prefeitura de Boa Vista promove atividades literárias de forma lúdica na educação municipal

Gestora desde 2016, Lourdes Vieira aproveitou o momento tanto quanto as crianças. “A ideia do Chá Literário surgiu com um projeto que já funciona nas creches, o ‘Livro Viajante’. Toda semana, as crianças levam um livro para casa e os familiares lêem para elas. Temos reuniões com as famílias e falamos sobre a importância da atividade. Além do aprendizado, o fortalecimento de vínculo também é trabalhado”, disse.

ORGULHO DO PAPAI E DA MAMÃE – A família Duarte se destacou no desfile. Em todas as atividades lúdicas da creche, os pais Rafael e Poliana Duarte, de 22 e 30 anos, se empenham em garantir a diversão da filha de 2 aninhos, Hannah Maryáh. Durante o Chá Literário não foi diferente e eles se fantasiaram de personagens do clássico conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”.

A Família Duarte encantou os pequenos

“Estamos ensinando a Hannah a ler. Contamos as histórias que ela leva para casa com fantoche e ela adora. É muito legal. As outras crianças também ficaram muito animadas com a fantasia de hoje. Fico grato em ver minha filha se divertindo com a gente”, disse o pai, Rafael.

As crianças se divertiram durante o desfile de fantasias

Para a mãe Poliana, a educação é a base da vida. “Queremos o melhor para a Hannah. Por isso nos esforçamos. Fico tão orgulhosa em ver que ela já entende e conta histórias apenas com as imagens. Mesmo com a correria do trabalho e da rotina, é importante participar de tudo que agrega no desenvolvimento dela”, frisou.

A paixão pelo ENSINAR

O amor pela aprendizagem infantil está na vida de Cleonice Silva há mais de três décadas. A piauiense de 56 anos é professora desde 1989. Ela já deu aula para alunos de diversas idades, no Ensino Fundamental e Médio, mas os donos do coração da professora são os pequenos da Primeira Infância. Ao falar da experiência em sala de aula, os olhos de Cleonice enchem d’água. O amor é tão grande, que “transborda”.

A professora Cleonice é apaixonada por dar aula

“Quero encerrar a minha carreira no infantil porque é maravilhoso. São muitas emoções. Cada criança é um mundo diferente e fico encantada com as descobertas. Escutar deles um ‘titia, eu te amo’ não tem preço. Inserir a leitura na Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças e a participação dos pais faz toda a diferença”, contou Cleonice.

EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL – Além do desfile, o momento também foi dedicado à inauguração do Telhado Sustentável no núcleo. Feito com 1.235 garrafas de plástico, será mais um espaço para os pequenos brincarem e aprenderem. As garrafas foram entregues voluntariamente pelos pais dos alunos.