“Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas” avança em Boa Vista

Penta, Tríplice Viral, Febre Amarela e HPV estão entre os imunizantes disponibilizados durante a ação

Por Jaqueline Pontes

23/04/2024 - Última atualização 23/04/2024

Instituições de ensino de Boa Vista têm sido palco do “Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas” desde a segunda-feira, 22. Após o município aderir à ação, profissionais de saúde imunizam crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e 15 anos em ambiente escolar e com autorização assinada pelos pais e responsáveis.

Durante o movimento, serão oferecidos os seguintes imunobiológicos: Penta, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, Meningocócica e Poliomielite Inativada e Oral. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, a participação efetiva das famílias é indispensável para garantir que o público infantil receba todas as doses de vacina.

Imunizantes do Calendário de Vacinação são oferecidos na ação

“É importante que pais e responsáveis estejam atentos à mochila do filho, onde enviamos a autorização de vacinação para assinarem. A parceria entre família, escola e saúde é muito importante para a gente conseguir o objetivo comum que é garantir um crescimento saudável das crianças”, disse.

Imunização nas escolas

Estudante da Escola Municipal Newton Tavares, Anthony Marin, 8 anos, levou a autorização assinada pelos pais, a caderneta de vacina e cartão de SUS para garantir a imunização na instituição de ensino. “Já tomei vacina muitas vezes e só dói um pouquinho. Sei que é para o meu bem e crescer saudável”, contou.

Asafe Paixão, 7 anos, atualizou a caderneta de vacina

Para garantir uma vacinação humanizada das crianças, os profissionais deixam o espaço mais lúdico, com entrega de certificados de coragem, adesivo colado no peito das crianças, além da presença do Zé Gotinha e Maria Gotinha. Asafe Paixão, 7 anos, também está entre as crianças imunizadas. “Estou tranquilo porque sei que é importante para minha saúde”, declarou.

Vacina contra HPV

Em nova recomendação, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária do público que deve tomar a vacina contra o HPV (sigla em inglês para “Papilomavírus Humano”) para meninos e meninas com idade até os 19 anos. Profissionais de Boa Vista farão busca ativa para imunizar os jovens que ainda não tenham nenhuma dose do imunobiológico contra o HPV.

Crianças devem apresentar caderneta de vacina, cartão do SUS e autorização assinada