Saúde

“Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas” começa na próxima segunda-feira, 22, em Boa Vista

A vacinação nas instituições de ensino vai ocorrer de segunda a sexta-feira, no período matutino e vespertino

Por Jaqueline Pontes

19/04/2024 - Última atualização 19/04/2024

Após aderir ao “Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas”, a Prefeitura de Boa Vista inicia, na próxima segunda-feira, 22, a imunização de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e 15 anos. Durante a ação, serão oferecidos os seguintes imunobiológicos: Penta, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, Meningocócica e Poliomielite Inativada e Oral.

A vacinação nas instituições de ensino vai ocorrer no período matutino e vespertino para alcançar crianças e adolescentes que estão com a caderneta de imunização desatualizada. A Escola Municipal Menino Jesus é a primeira unidade da capital a receber as equipes. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, o movimento é estruturado no diálogo.

Alunos serão vacinados mediante apresentação de autorização escrita

“Nossas equipes estão fazendo reuniões com pais e responsáveis para explicar e sensibilizar da importância de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, pois é um movimento que envolve o ambiente escolar, famílias e profissionais de saúde. É importante salientar que os alunos serão vacinados apenas mediante apresentação de autorização escrita”, disse.

Profissionais da saúde percorrerão escolas municipais urbanas, rurais e comunidades indígenas, além de estaduais e instituições de ensino particulares para vacinar o público-alvo. O movimento busca aumentar a cobertura vacinal em todos os municípios brasileiros ao ofertar imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação.

Todas as escolas de Boa Vista receberão a ação

Vacinação contra HPV

Em mudança de estratégia, o Ministério da Saúde recomendou também a aplicação de dose única da vacina contra o HPV (sigla em inglês para “Papilomavírus Humano”) a meninos e meninas com idade entre 15 e 19 anos. Para alcançar o novo público-alvo, profissionais de Boa Vista farão busca ativa para imunizar os jovens que ainda não tenham nenhuma dose do imunobiológico contra o HPV.