Infraestrutura

Obras de galerias interligam ruas no Canarinho e garantem escoamento eficiente da água no período chuvoso

As ruas Ana Nery e Gonçalves Ledo agora possuem galerias e ruas com asfalto novo

Por Suyla Natanna

17/04/2024 - Última atualização 17/04/2024

O bairro Canarinho recebeu intervenções da Prefeitura de Boa Vista para diminuir o risco de alagamentos na época de chuvas e melhorar o acesso às ruas Ana Nery e Gonçalves Ledo, que antes não contavam com infraestrutura adequada. A última etapa dos serviços foi concluída nesta semana, com a pavimentação das duas vias.

Rua Gonçalves Ledo

Na rua Ana Nery, uma galeria de 2x2 metros foi instalada no lugar da vala para melhorar a eficiência do sistema de drenagem e possibilitar o acesso direto até a avenida Getúlio Vargas. Já na rua Gonçalves Ledo, além de outra galeria, foram implantados 64 metros de pavimentação que garantem mais segurança ao trajeto dos condutores de veículos e pedestres.

Morador do bairro há 23 anos, o comerciante John Boyle diz que a obra traz benefícios não só no sistema de escoamento, mas especialmente no trânsito, pois a rua era interrompida pela vala, sendo necessário dar a volta para chegar à avenida Getúlio Vargas.

A obra traz benefícios não só no sistema de escoamento, mas especialmente no trânsito

“Tem muitas pessoas morando nesses bairros novos implantados próximo daqui que usam a Getúlio Vargas como rota para fugir do trânsito da Ville Roy, principalmente em horário de pico. Não dava para cortar caminho, pois a rua terminava antes da vala. Agora já tem muita gente fazendo esse percurso e isso desafoga o trânsito”, disse.

A ampliação do sistema de galerias é um trabalho desenvolvido pela prefeitura para direcionar de forma eficiente as águas pluviais, principalmente, em regiões onde há rios e igarapés. Por serem regiões propícias a alagamentos, esses locais recebem intervenções antes do período chuvoso.

Rua Ana Nery abre nova rota de acesso a Av. Getúlio Vargas

Conforme o secretário de Serviços Públicos, Cláudio Galvão, as ações da administração municipal estão focadas em melhorar ainda mais a infraestrutura dos bairros para assegurar que a população seja menos prejudicada possível durante o inverno. Além das galerias instaladas em oito bairros, outras iniciativas estão ocorrendo.

“Essas galerias permitem que a água, que antes demorava a escoar devido ao volume de chuvas, entre nas bocas de lobo e siga seu percurso natural. Além disso, estamos reforçando a limpeza, desobstruindo bocas de lobo para remover qualquer material que possa bloquear a passagem da água e fazendo manutenção das ruas”, explicou.

Fotos: Andrezza Mariot: https://flic.kr/s/aHBqjBmBJ5