Ouvidores da região norte discutem propostas para criação de Sistema Nacional

Participam do evento ouvidores, representantes governamentais, representantes da sociedade civil dentre outras pessoas interessadas na temática

26/04/2024 - Última atualização 26/04/2024

O 1° Encontro de Ouvidorias de Assistência Social da Região Norte se encerra nesta sexta-feira, 26, em Boa Vista. Reunindo ouvidores, representantes governamentais, representantes da sociedade civil, comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas na temática, o evento objetiva maior comunicação entre a sociedade e o governo federal, com a criação do Sistema Nacional de Ouvidorias da Assistência Social.

O encontro teve início nesta quinta-feira, 25. O primeiro painel de discussões do último de evento abordou o Rumo da Construção Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O pesquisador da FIOCRUZ, José Inácio Jardim Mota, destacou questões de desigualdade social no Brasil.

“As políticas têm que ser priorizadas para todos, com foco especial nos mais vulneráveis. É um desafio para as ouvidorias terem uma compreensão e um olhar mais apurado para essas populações. Se elas não chegam à ouvidoria, é preciso encontrar meios e formas de chegar a esses grupos sociais”, explicou.

José Inácio Jardim Mota, pesquisador da FIOCRUZ, destacou questões de
desigualdade social no Brasil

Já a assessora especial do MDS, Rosângela Sousa, citou a Política Nacional de Ouvidorias, seus avanços e desafios. “É um direito e dever das ouvidorias receberem elogios, sugestões, críticas e reclamações. Tudo isso favorece a caminhada. Os servidores públicos têm uma missão que é servir ao público. Para isso, nada melhor do que eles também terem o protagonismo e a possibilidade de se posicionarem”, disse.

A assessora especial do MDS, Rosângela Sousa, citou a Política Nacional de
Ouvidorias, seus avanços e desafios

A servidora municipal Antônia Rodrigues avaliou o aprendizado adquirido com os palestrantes renomados. “Empatia é uma palavra que muitas pessoas falam, mas poucos praticam. A questão do acolhimento me levou muito a pensar o direito da população e o direito que eu também tenho. Inclusive apresentei isso aqui e foi bem proveitoso”, contou.

Encontros na Região Norte

Roraima e Amazonas foram os primeiros receber o evento. Os próximos serão Pará e Tocantins, Acre e Rondônia na sequência. Segundo a Ouvidora Geral do MDS, Eliana Pinto, o extremo Norte do Brasil foi escolhido devido à carência de políticas sociais da região.

"O Norte tem um potencial enorme para a mudança de condição de vida da população", disse a
Ouvidora Geral do MDS, Eliana Pinto

“Entendemos que o Norte tem um potencial enorme para a mudança de condição de vida da população. Todos os programas que o Governo Federal capitania repassa recursos para mudar a vida do povo. Hoje é um dia de parabéns porque tiramos 24,4 milhões de pessoas do Mapa da Fome”, destacou.

Confira a programação da tarde desta sexta-feira, 26

14h – Painel: O modelo de ouvidoria externa das defensorias públicas como mecanismo de fortalecimento do regime democrático

Palestrante: Frederico Cesar Leão Encarnação – Secretário-Geral da Defensoria Pública do Estado de Roraima

15h40 – Painel: Consequências das fake News para a população brasileira