Infraestrutura

PATRULHA DA CHUVA - Equipes da prefeitura reforçam serviços de limpeza para garantir eficiência do sistema de drenagem em Boa Vista

Trabalho consiste em fazer a retirada de mato, lixo, areia ou quaisquer resíduos que estejam dificultando o escoamento da água das chuvas

Por Suyla Natanna

30/04/2024 - Última atualização 30/04/2024

Além do investimento em obras de infraestrutura, existe um serviço feito pela Prefeitura de Boa Vista que faz toda diferença no período chuvoso. É executado pela Patrulha da Chuva e imprescindível para garantir a eficácia do sistema de drenagem. Após a chuva da madrugada desta terça-feira, 30, as equipes percorreram vários bairros da cidade limpando os pontos de escoamento.

O trabalho consiste em fazer a retirada de mato, lixo, areia ou quaisquer resíduos que estejam atrapalhando a passagem da água. São materiais que, quando arrastados para o sistema de drenagem, ficam presos na tubulações e impedem que a água siga para as galerias, provocando a demora no escoamento e, consequentemente, os alagamentos.

Embora ocorram o ano inteiro, as ações acontecem de forma mais intensa quando chega a temporada de chuvas. “Além de reforçar a limpeza nos pontos que nós já temos mapeados, nesta época, nós ampliamos o número de equipes para atender também demandas emergenciais”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Daniel Lima.

Descarte irregular de lixo prejudica o escoamento do sistema de drenagem

Somente no mês de abril, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas em valas e canais de escoamento. Para mudar essa realidade, é necessária também a mudança de hábitos da população, pois o descarte irregular de lixo é um dos fatores que atrapalha o sistema de drenagem de operar de forma eficiente.

De acordo com o fiscal da equipe da Patrulha da Chuva, Fábio Atham, apesar de cumprirem rigorosamente a programação de limpeza, em pouco tempo é necessário fazer novamente o serviço nos bairros. “Terminamos a limpeza do Cauamé no mês passado e já encontramos sacolas plásticas, embalagem de alimentos e garrafas nas bocas de lobo. Estamos refazendo o trabalho, para não prejudicar os moradores” disse.

Ocorre também a limpeza de bocas de lobo, valas e canais

População pode colaborar com a limpeza da cidade

Todos os bairros são atendidos com a coleta de lixo doméstico três vezes por semana e um mutirão com capina, remoção de entulhos e galhadas a cada quatro meses. Além disso, ocorre a limpeza de bocas de lobo, valas e canais, mas a população precisa cumprir suas responsabilidades com relação ao descarte correto de todos os resíduos produzidos em casa.

É importante lembrar que o lixo doméstico deve ser acomodado em caixas ou sacolas e depositados nas lixeiras fora de casa somente nos dias de coleta. Em caso de resíduos de poda de árvores, capina, entulhos e restos de obras é necessário solicitar o recolhimento por meio de empresas credenciadas ou agendamento no site da Prefeitura, mediante pagamento, para que sejam removidos e descartados de maneira correta.