Boa Vista

Prefeito Arthur Henrique dá posse a membros do Comitê das Crianças de Boa Vista

A iniciativa faz parte das políticas públicas municipais voltadas à infância. O órgão consultivo foi criado após a adesão à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças

Por Bruna Norales

30/04/2024 - Última atualização 30/04/2024

Tomaram posse nesta terça-feira, 30, os membros titulares do Comitê das Crianças, que têm idades entre 6 e 10 anos. Ao todo, 24 crianças foram sorteadas para compor o órgão consultivo. Incentivando o protagonismo infantil, a Prefeitura de Boa Vista é exemplo, nacional e internacional, em trabalhar para garantir um bom desenvolvimento para a criançada. E agora os pequenos também vão poder sugerir e opinar na construção de políticas públicas que os beneficiam.

Durante as reuniões bimestrais do comitê, serão discutidas ações sobre saúde, social, obras, educação, lazer, entre outras áreas. As crianças terão a oportunidade de exercer o poder de voz, propondo mudanças e melhorias. Afinal, sempre buscando saber e considerar a opinião dos beneficiados pelas ações, a Prefeitura de Boa Vista não fará diferente com os “minicidadãos”.

As crianças vão participar da construção de políticas públicas que as beneficiam

“Por envolver crianças, parece uma brincadeira, mas isso é muito sério. Já acontece em redes internacionais e Boa Vista agora passa a ser mais uma das cidades que colocam a opinião das crianças dentro do processo de desenvolvimento social e urbano. Aposto que vai sair muita ideia legal dessas reuniões”, enfatizou o prefeito Arthur Henrique.

Garantir o melhor para as crianças é um dos princípios da prefeitura

CIDADE INTEIRA – O comitê conta com representantes de todas as regiões de Boa Vista, de forma paritária e inclusiva . “Temos crianças das  zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro, crianças com deficiência e também das comunidades indígenas e rurais. Elas podem ser de escolas públicas ou privadas. Vamos procurar atender as expectativas de todas elas”, contou a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez.

O mandato dos membros do comitê é de dois anos

Boa Vista Pra Frente: O futuro bem-sucedido das crianças
Uma cidade pronta para atender uma criança, é uma cidade que pensa no futuro. O mandato dos membros do comitê é de dois anos. Ao final, as discussões e ideias serão postas em um documento enviado para a prefeitura. Ana Letícia tem 8 anos e estuda na Escola Municipal Newton Tavares. Ela está ansiosa para as reuniões.

Ana Letícia quer aprender muita coisa com os novos "colegas de trabalho"

“Estou animada para aprender muito com a prefeitura e saber como tudo isso funciona. Vamos discutir várias ideias para as crianças serem muito felizes e ficarem confortáveis morando em Boa Vista”, disse a pequena, que exercerá o mandato na Zona Sul.

PROTAGONISMO COM INCLUSÃO – A professora Tatiana Nogueira é mãe de uma das crianças que tomou posse, a Maria Clara, de 9 anos. Ela contou que vai acompanhar a filha durante todo o processo. Maria já tem planos, inclusive de implantar mais políticas voltadas para o combate ao bullying nas escolas.

Maria Clara recebe todo o apoio da mãe Tatiana, que incentiva a filha a sonhar cada vez mais alto

“Minha filha é diagnosticada com autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia. Sei que ela é uma criança com muitas ideias e vontade de mudar o mundo”, afirmou a mãe.