Prefeitura inicia avaliação diagnóstica dos alunos da rede municipal de ensino

Por Nalu Cardoso

24/04/2024 - Última atualização 24/04/2024

Avaliação em Rede, ferramenta utilizada para compreender conhecimentos e saberes dos alunos do município, começou a ser aplicada nesta quarta-feira, 24, sendo inicialmente direcionada às turmas de 2° e 3° ano do ensino fundamental. Amanhã, 25, será a vez dos pequenos do 4° e 5° ano. A ideia é que o resultado desse mapeamento auxilie o município na criação de um modo de ensino que atenda as necessidades dos alunos.

A prova acontece de forma simultânea em 60 escolas da rede municipal, com 27 mil alunos sendo avaliados. De forma dinâmica e educativa, as questões englobam os assuntos estudados nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, tanto do atual ano letivo quanto, do anterior. Para melhor atender os alunos com baixa visão, a avaliação diagnóstica em Rede contará com provas com texto ampliado.

Educação de qualidade também é Boa Vista pra Frente! – As questões da avaliação diagnóstica são criadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com fundamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na Proposta Curricular Municipal do Ensino Fundamental de Boa Vista e na proposta pedagógica do material didático do programa de ensino estruturado.

“No meio do ano, faremos outra prova para observar os bons resultados das estratégias"

A gerente de Planejamento Educacional do Ensino Fundamental da SMEC, Telma Gomes, explicou que essa ainda é a primeira avaliação do ano. “No meio do ano, faremos outra prova para observar os bons resultados das estratégias que vamos criar com a avaliação de hoje. Também vamos contar com a participação das crianças que estão no 1° ano, com a inclusão dos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Tudo isso, com o objetivo de entregar a melhor educação para todos”.

A avaliação ajuda os professores a compreenderem o cenário educacional

Para a professora da Escola Municipal Jardim das Copaíbas, Jusiany Freitas, a avaliação diagnóstica ajuda os professores a compreenderem o cenário educacional das turmas e entenderem quais metodologias são eficientes. “Com essa prova, vamos observar quais aspectos devemos melhorar e focar nossa atenção para atender as dificuldades dos alunos da melhor forma possível, pois cada um assimila os assuntos de modos e em ritmos diferentes”, afirmou.