Plano de Mobilidade Urbana

Ciclistas poderão contribuir com sugestões ao Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista

Por meio da Pesquisa Origem-Destino (OD), o município busca identificar os trajetos mais utilizados, com foco nas ciclovias já existentes

Por Isaque Santiago

23/05/2024 - Última atualização 28/05/2024

A prefeitura está elaborando o primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Boa Vista. Como parte desse processo, entre os dias 27 de maio e 14 de junho, o município fará a Pesquisa Origem-Destino (OD) com ciclistas em 31 pontos da cidade a fim de construir um diagnóstico sobre o tráfego na capital e propor melhorias à malha cicloviária.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para o planejamento da mobilidade urbana. Através da coleta de dados sobre os deslocamentos das pessoas, como origem, destino, horário, meio de transporte utilizado e motivo da viagem, a pesquisa fornecerá informações valiosas paraa construção de novas ciclovias e a melhoria das já existentes, bem como implementar medidas para melhorar a segurança dos ciclistas.

Nas entrevistas, os pesquisadores irão levantar alguns dados como o tipo de bicicleta utilizado, motivo dos deslocamentos e integração com o transporte público. Além disso, também irão fazer perguntas sobre a percepção de conforto e segurança durante o percurso, iluminação pública, arborização e conforto térmico.

“O objetivo dessa pesquisa é identificar os trajetos mais utilizados pelos ciclistas, com foco nas ciclovias já existentes e em áreas com projetos de ampliação da malha cicloviária. Isso permitirá à prefeitura garantir maior fluidez, segurança e conforto para os ciclistas”, explicou o membro do comitê gestor do PMUS, o arquiteto e urbanista Ricardo Freitas.

Os pesquisadores seguirão o formulário como roteiro de questionamentos para coleta das informações necessárias e estarão devidamente identificados com farda e crachá. Eles poderão ser identificados pela camiseta com a identidade visual do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável na frente. Na parte de trás, estarão o brasão da Prefeitura de Boa Vista e a logo da Certare Engenharia, empresa que prestará consultoria para o município durante todo o processo.

Pesquisadores estarão identificados com farda e crachá

Confira os pontos onde a pesquisa será feita

• - Ponto 1 - Cruzamento - R. Mte. Albano x Av. dos Bandeirante
  • - Ponto 30 - Ent. UFRR - Av. Nova Iorque
  • - Ponto 31 - Av. Roma x R. Rio Ajarani
A pesquisa será realizada em 31 pontos de Boa Vista

Próximas pesquisas irão contemplar pedestres, transporte de cargas e motoristas de carro e moto

Além dos ciclistas, o plano de mobilidade urbana também incluirá pesquisas com  pedestres e usuários de outros meios de transporte, como transporte público, transporte individual como carros e motocicletas, bem como transporte de cargas.

“Essas pesquisas fazem parte do diagnóstico da nossa cidade em relação à mobilidade. Temos que entender que a mobilidade não está vinculada apenas aos sistemas de ônibus, lotação ou transporte individual de passageiros. Ela inclui todos os meios de transporte”, destacou Freitas.

FOTOS: Welika Matos – https://flic.kr/s/aHBqjBrFo7