Tecnologia

Convênio entre Prefeitura e ITEAM vai garantir oferta de cursos profissionalizantes pelos próximos 5 anos

Em cerimônia especial, o prefeito Arthur Henrique afirmou que o objetivo é tornar Boa Vista um polo de formação de capital humano para área de tecnologia

Por Marcus Miranda

10/05/2024 - Última atualização 10/05/2024

O prefeito Arthur Henrique participou, nesta última quinta-feira, 9, de uma cerimônia especial para celebrar convênio firmado entre o município e o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (ITEAM). Essa parceria vai garantir a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para toda população boa-vistense pelos próximos 5 anos. Duas capacitações já foram iniciadas: Empreendedor de Impacto e Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos.

Um total de 110 pessoas participam de ambas as capacitações, ministradas por profissionais de peso, com grande experiência na área. Arthur Henrique destacou que essa parceria vai contribuir com um dos principais objetivos das capacitações: tornar Boa Vista um polo de formação de capital humano para área de tecnologia.

Arthur Henrique destacou o potencial dos profissionais em Roraima

“Esse é apenas o início de um trabalho muito forte, pois sabemos que Roraima possui profissionais com imenso potencial. Com a oferta desses cursos, damos a eles a oportunidade de se profissionalizarem e fazerem a diferença no mercado de trabalho. Além disso, reconhecemos que nosso estado se desenvolverá de fato quando a população aderir à cultura do empreendedorismo”, falou.

Novos cursos serão ofertados

Na ocasião, o diretor administrativo-financeiro do ITEAM, Kleber Mantovanelli, anunciou duas novas pós-graduações a serem divulgadas em breve. Os cursos são financiados com recursos da Lei de Informática, por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

“Quando viemos para Boa Vista, enxergamos uma grande necessidade de desenvolvimento de mão de obra na área de tecnologia", disse Kleber Mantovanelli

“Quando viemos para Boa Vista, enxergamos uma grande necessidade de desenvolvimento de mão de obra na área de tecnologia. Roraima é um estado com grande potencial no agronegócio, por exemplo. É uma área que pretendemos investir também. Outro projeto que nos chamou atenção foi a robótica educacional desenvolvido aqui no CCTI. Nossa ideia é melhorar ainda mais essa iniciativa”, disse.

Alunos satisfeitos

José Nunes participa do curso Empreendedores de Impacto junto ao seu time

José Nunes trabalha na área de assessoria empresarial de pequenas e médias empresas. Ele, junto à sua equipe de trabalho, optou pelo curso Empreendedores de Impacto. “O ITEAM é uma instituição de peso e não tínhamos dúvida que a grade curricular do curso seria de excelência. Estamos muito felizes com essa oportunidade única e esperamos contribuir para o crescimento do nosso estado”, contou.

"Tenho um apreço muito grande pela minha terra e a todo momento fico pensando em formas de contribuir para o desenvolvimento do local onde eu nasci", disse Gabriel Chaves, que está cursando a pós

Gabriel Chaves é formado em administração e optou pela pós. Segundo ele, as expectativas para o curso estão altíssimas. “Como sou de Roraima e faço parte dessa nova leva de profissionais, tenho um apreço muito grande pela minha terra e a todo momento fico pensando em formas de contribuir para o desenvolvimento do local onde eu nasci”, falou.

SOBRE OS CURSOS – O Empreendedor de Impacto incentiva a criação de startups nos municípios que integram a Amazônia Ocidental e Amapá, contribuindo também para o fortalecimento do cenário nacional. Foram ofertadas 80 vagas. Ao final, os alunos apresentarão propostas inovadoras, viáveis para o mercado. Os cinco melhores projetos serão contemplados com premiação de R$ 65 mil, cada. Mais informações, assim como o edital, estão disponíveis no site: https://www.empreendedoresdeimpacto.com.

A Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos tem como principal objetivo contribuir para que empresas se tornem mais eficientes, reduzindo desperdícios e aumentando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Foram oferecidas 30 vagas. Mais informações podem ser obtidas na página: https://www.iteam.org.br.