Trânsito

Cerimônia ocorreu na Escola Municipal Cunhantã Curumim, nesta terça-feira, 7

Por Ráyra Fernandes

07/05/2024 - Última atualização 07/05/2024

Com o tema “Paz no trânsito começa em você”, a Prefeitura de Boa Vista abriu oficialmente, nesta terça-feira, 7, a campanha Maio Amarelo, mês de conscientização pela redução de acidentes no trânsito. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Cunhantã Curumim, localizada no bairro Buritis, e reuniu autoridades, servidores, estudantes e professores.

A iniciativa mundial chega à sua 11ª edição em 2024. Há nove anos, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) promove ações alusivas ao mês na capital. A campanha incentiva a reflexão sobre a responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro. Como parte da celebração, UIU, o novo mascote do Maio Amarelo, foi apresentado ao público.

O mascote UIU é uma novidade da campanha de 2024 em Boa Vista

“O nosso foco este ano é a Educação para o Trânsito na Primeira Infância. Haverá uma serie de ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino, porque através das nossas crianças alcançamos os adultos. A maior parte dos acidentes são resultado de imprudência no trânsito. Todo mundo que está em um veículo é responsável pela sua vida e pela vida do próximo,” disse o prefeito Arthur Henrique.

A cerimônia de lançamento reuniu autoridades, servidores, alunos e professores

Boa Vista registra redução no número de acidentes de trânsito em 2024

Em 2023, Boa Vista registrou 2.125 acidentes em vias da cidade. Já nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram 339 ocorrências. A capital contabilizou 371 sinistros entre janeiro e fevereiro de 2023. O número caiu para 339 no mesmo período de 2024. Ou seja, uma redução de 8,6%.

Entre as principais causas de acidentes de trânsito em 2023 e 2024 estão colisão, queda de moto e atropelamento de pessoas. A avenida General Ataíde Teive foi a via com mais registros em 2023, com  157 ocorrências. Entre os bairros, o Asa Branca contabilizou mais acidentes, 121.

As infrações de trânsito mais cometidas foram não usar cinto de segurança (1.224 registros), estacionar em vagas reservadas a idosos  (1.120 registros) e estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência (723 registros).

O foco da prefeitura este ano é a Educação para o Trânsito na Primeira Infância

Prefeitura investe para garantir mais segurança no trânsito

A gestão municipal intensificou os investimentos em sinalização e educação para o trânsito, com o objetivo conscientizar os condutores e reduzir os acidentes. Nos últimos anos, foram instalados 13 pontos de fiscalização de velocidade (radares) em áreas críticas e quatro pontos com lombadas eletrônicas, que auxiliam na fiscalização e orientação da velocidade dos condutores.

Mais de 1.200 km de sinalização horizontal foram revitalizados, com pinturas de vias e faixas de pedestres. A prefeitura ainda instalou 2.222 placas de sinalização vertical pela cidade. Boa Vista conta com 33 pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho ou parada sobre a faixa de pedestre, além do sistema de monitoramento da cidade (BOA VISTA SEGURA) e 90 câmeras para monitorar o fluxo de veículos, acidentes, furtos, dentre outros.

"Após investimentos houve uma redução significativa nos acidentes de trânsito na capital"
destacou o secretário Felipe Menezes

“Na gestão do prefeito Arthur Henrique tivemos muita evolução. Instalamos novos semáforos, quase dobramos o número de fiscalizações eletrônicas, adquirimos novas viaturas para a SMTRAN, valorizamos os agentes com o PCCR, adquirimos 16 novas motocicletas, instalamos lombadas, quebra-molas, meios-fios, e tivemos uma redução significativa nos acidentes de trânsito”, explicou o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes.

Educação é a chave

A educação para o trânsito é essencial para a diminuição dos acidentes e mortes nas vias. É por meio dela que a prefeitura sensibiliza as pessoas para adotarem comportamentos corretos e seguros. A Minicidade Itinerante de Trânsito, por exemplo, está presente nas ações do município e espaços públicos da cidade, para ensinar regras de trânsito às crianças da educação básica. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito ainda promove palestras sobre direção defensiva e comportamento no trânsito em todo estado.

Minicidade Itinerante de Trânsito está presente nas ações do município e espaços públicos da cidade