Workshop aborda manejo correto de resíduos de serviços de saúde

Iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e Saúde (SMSA), evento contou com mais de 220 participantes no auditório da Faculdade Cathedral

Por Bruna Norales

09/05/2024

Boa Vista é uma das capitais da Amazônia Legal e, por isso, a preservação do meio ambiente é prioridade. Para auxiliar grandes geradores de resíduos de serviços de saúde na capital, a prefeitura promoveu na noite desta quarta-feira, 8, um workshop sobre manejo correto desses materiais. O evento ocorreu no auditório da Faculdade Cathedral e contou com mais de 220 participantes.

A iniciativa foi das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e Saúde (SMSA), onde foram apresentados três painéis: Apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, O Papel da Vigilância Sanitária frente aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), com o diretor do departamento de Vigilância Sanitária da SMSA, João Neto e Apresentação do Sistema BV Resíduos – Módulo RSS, por Elyton Silva, desenvolvedor de web.

“Estamos implantando no município a organização dos fluxos de todas as tipologias de resíduos gerados em Boa Vista. Além da área de saúde, nós já discutimos o manejo correto com grandes geradores de construção civil e domiciliares. Futuramente, vamos tratar sobre os resíduos de logística reversa, que envolve pilhas, pneus, baterias, lâmpadas e muito mais”, disse Alexandre.

Boa Vista está trilhando um caminho sustentável

Sensibilizar os grandes geradores de resíduos sólidos que podem prejudicar o meio ambiente é um dos passos para garantir a segurança e saúde da população. Afinal, cuidar do meio ambiente é cuidar da vida, segundo a Dra. Deidra Campos, empresária e responsável técnica de uma clínica de odontologia em Boa Vista. Além disso, ela também é secretária do Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO-RR).

O objetivo é agir em comunidade para garantir melhorias na capital

“Participar desse workshop é uma responsabilidade com o meio ambiente. Essa informação nos ajuda a conseguir entender como funciona o processo de destinação dos resíduos que produzimos. Então, podemos buscar fazer tudo de forma correta e sustentável, cuidando do nosso ambiente e ar que respiramos”, contou.

O objetivo é agir em comunidade para garantir melhorias na capital, segundo o secretário adjunto da SMSA, Rodrigo Matoso. “Atividades como essa buscam conscientizar profissionais a se preocuparem com o bem-estar da própria empresa ou instituição e da população, melhorando a nossa saúde”, afirmou.