Integrantes do Cabelos de Prata se divertem no 2° Arraial Mais Saúde e Alegria

Foram atendidos cerca de 150 idosos do CRAS Pintolândia

Por Laura Silvestre

28/06/2024 - Última atualização 28/06/2024

Ainda em clima de São João, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) e o CRAS Pintolândia, promoveu a segunda edição do Arraial Mais Saúde e Alegria com os integrantes do projeto Cabelos de Prata nesta sexta-feira, 28. Essa ação contou com a parceria de 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da macro área 7, sendo elas: Santa Luzia, Senador Hélio Campos, Sayonara Dantas e Lupércio Lima, atendendo cerca de 150 idosos.

2° Arraial Mais Saúde e Alegria

Foram oferecidos atendimento de enfermagem, acompanhamento dos níveis de glicemia, pressão arterial e vacinas da covid-19, dengue, dupla adulto, febre-amarela e hepatite B. Seu Arno Messias, 88 anos, integrante do Cabelos de Prata há mais de 15 anos, aproveitou o momento para atualizar seu cartão de vacina.

Seu Arno aproveitando para atualizar o cartão de vacina

“Gosto muito de participar desse projeto, aqui eu fiz amigos de longa data e estar com eles, dançando e se divertindo é muito legal. Aproveitei para não só dançar, como cuidar da minha saúde. Essas ações facilitam muito para mim, pois sou muito ‘esquecido’”, contou o idoso.

A gerente do CRAS Pintolândia, Gisele Leitão, compartilhou a importância de introduzir de forma lúdica o cuidado à saúde e qualidade de vida. “Ao integrarmos tanto as equipes quanto os idosos nessa festa, estamos promovendo qualidade de vida, comemorando essa parceria entre CRAS e UBS’s. Isso vai além da saúde física. É um momento que integra o todo, a saúde física e mental”, explicou.

Cultura e Saúde

Além do atendimento à saúde, os idosos tiveram um momento de integração com brincadeiras lúdicas, comidas típicas e muita quadrilha. O arraial contou ainda com a presença de outros projetos sociais, como o Projeto Crescer, que fez uma apresentação típica, a quadrilha do Conviver e o Dedo Verde, com doações de mudinhas.

Secretária de Gestão Social, Nathalia Cortez, curtindo o mió arraiá da macro 7

A secretária de Gestão Social, Nathalia Cortez, participou do evento e também destacou o quanto esse evento impacta de forma positiva na vida dos idosos e suas famílias. “A união de esforços para promover essa festa para eles deixa todos muito felizes. E eles gostam muito. A energia deles é contagiante. Essa parceria de saúde e social é de extrema importância.  Porque além das atividades do projeto de socialização, cuidados com a mente, corpo e convivência que eles já recebem, eles são agraciados com um momento cultural e um cuidado a mais com a saúde”, contou.

Dona Maria Carneiro, conhecida como “Carneirinho” pelos integrantes, tem 73 anos e participa do projeto há 20 anos. Ela conta que não consegue viver sem três coisas: seu bom forró, arraial e o projeto Cabelos de Prata.

"O ‘Cabelos de Prata’ mudou minha vida para melhor e enquanto eu estiver viva, vou aproveitar tudo que o projeto tem a oferecer”, relatou dona Carneirinho

“Eu danço desde que me conheço por gente. Amo uma quadrilha e um forró. É o que me alegra. Juntar essas coisas e meus amigos é de muita alegria para mim. O ‘Cabelos de Prata’ mudou minha vida para melhor e enquanto eu estiver viva, vou aproveitar tudo que o projeto tem a oferecer”.

Cabelos de Prata conta com a participação de 1.500 integrantes

CABELOS DE PRATA – Atua na valorização da pessoa idosa, promovendo a autoestima, hábitos saudáveis e a garantia de seus direitos fundamentais. Atualmente, o projeto conta com a participação de 1.500 integrantes.