Educação

“MUSICALIZANDO O ALFABETO” - Prefeitura adquire 7 mil kits pedagógicos da dupla Patati Patatá que vão atender alunos da rede municipal

Os artistas fizeram a alegria da criançada apresentando algumas de suas famosas canções

Por Marcus Miranda

20/06/2024 - Última atualização 20/06/2024

Como forma de fortalecer o ensino e aprendizagem na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Boa Vista adquiriu 7 mil kits pedagógicos “Musicalizando o Alfabeto com Patati Patatá”. Os materiais foram entregues em quatro escolas da capital nesta quinta-feira, 20, pela própria dupla, que fez a alegria da criançada apresentando também algumas canções.

A criançada se divertiu muito com a visita da dupla

A entrega ocorreu nas escolas Waldinete de Carvalho Chaves, Antônia Fernandes Cutrim, Eunice Queiroz e Dr. Silvio Leite. A ideia é facilitar o processo de alfabetização dos pequenos com o aprendizado do alfabeto, por meio da musicalização. O conteúdo possui os seguintes aspectos de aprendizagem: ludicidade, brincadeiras, socialização, comunicação, autonomia, entretenimento, valores e musicalidade.

"A educação é uma das áreas que o prefeito Arthur Henrique investe de forma significativa", disse Consuêlo Sales, secretária de Educação

“É um material pelo qual as crianças vão aprender brincando, de uma forma muito lúdica, prazerosa e com toda a intencionalidade pedagógica. A educação é uma das áreas que o prefeito Arthur Henrique investe de forma significativa, reforçando a prática docente e a aprendizagem nas nossas escolas”, disse a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

“Trazer algo que vai contribuir com o conhecimento das crianças não é só um presente, mas também uma missão", afirmou a dupla Patati Patatá

A dupla Patati Patatá reforçou o carinho com as crianças e destacou que o material foi preparado de maneira estratégica, com auxílio de profissionais da educação. “Trazer algo que vai contribuir com o conhecimento das crianças não é só um presente, mas também uma missão. Estamos cumprindo um propósito de levar ainda mais alegria e ensinar de maneira divertida e brincando, onde as crianças podem assimilar, de uma forma mais divertida, e claro, ajudando também o professor na sala de aula”, explicaram.

APRENDIZADO LÚDICO

O kit é repleto de atividades pedagógicas que contribuirão de maneira efetiva para o desenvolvimento das crianças

O kit é composto por: um box com 24 livros referenciando as vogais e as consoantes, com faixas musicais escritas em mídias digitais ou QR code e 100 adesivos. O material ficará na escola e as crianças levarão para casa mediante o planejamento das aulas. Conforme a gestora da Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, Sandra Guimarães, isso contribuirá para o desenvolvimento das crianças.

Os professores que lecionam para crianças da pré-escola passarão por um curso de formação para utilização do material em sala de aula

“É um recurso muito importante para ajudar na alfabetização das crianças. Esse material as desenvolve integralmente, pois trabalha a fala, a percepção das cores, do ritmo. Na infância, a música é muito importante e será valiosa na nossa escola e em todo município. Ainda mais com os personagens que eles amam”, contou

A criançada pulou, dançou e se divertiu com o Patati Patatá

EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

O projeto “Musicalizando o Alfabeto com Patati Patatá” segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca nortear e elevar a qualidade do ensino, através de apoio complementar ao processo de alfabetização. O material foi desenvolvido visando promover experiências de aprendizagem, num contexto significativo para a criança, se aproximando ao máximo de suas práticas sociais.