Assistência Social

Prefeito Arthur Henrique entrega três vans para os serviços de assistência social de Boa Vista

Os veículos têm sistema de elevador, ar-condicionado, fixadores e cinto de segurança e a entrega ocorreu no CRAS Cristiana Vicente Nunes

Por Bruna Norales

27/06/2024 - Última atualização 27/06/2024

Garantir a segurança das pessoas em vulnerabilidade social é um dos principais deveres da Prefeitura de Boa Vista. E para aprimorar essa proteção, nesta quinta-feira, 27, o prefeito Arthur Henrique entregou três vans equipadas para a Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). Os veículos foram destinados aos serviços de acolhimento institucional para crianças e idosos da capital e ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante.

Devidamente equipadas, as vans irão garantir um transporte especializado para pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida

Juntos, os serviços de acolhimento institucional Infantil Condomínio Pedra Pintada (SAICPP) e de Longa Permanência para Idosos (SAILPI) atendem 50 pessoas. Agora, cada uma dessas instituições possui uma van. Os dois primeiros veículos são equipados para proporcionar conforto e acessibilidade, com sistema de elevador, ar-condicionado, fixadores e cinto de segurança, garantindo um transporte especializado para pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida.

Além de segurança, os veículos também auxiliam na qualidade de vida das pessoas institucionalizadas e garantem um transporte confortável para os servidores municipais do CRAS Itinerante

“As vans comportam três cadeiras de rodas e mais seis passageiros. Estamos investindo no transporte das pessoas institucionalizadas para atividades diversas, como o cumprimento da rotina escolar, passeios ao cinema, pontos turísticos, práticas esportivas e muito mais. Isso traz qualidade de vida e anula o sentimento de falta de pertencimento na sociedade. Todos eles, crianças e idosos, recebem muito carinho, afeto e cuidado dos nossos profissionais”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Luciana Aguiar (gerente do SAILPI), Gabriel de Paula (secretário adjunto de Gestão Social), prefeito Arthur Henrique, Ivanilde Teixeira (gerente do SAICPP), Vanessa Pinheiro (gerente do CRAS Itinerante) e Nathália Cortez (secretária municipal de Gestão Social)

A iniciativa chegou em ótima hora, segundo as gerentes do SAICPP e SAILPI, Ivanilde Teixeira e Luciana Aguiar. “A nossa rotina vai melhorar e vamos poder transportar todos sem preocupações com os equipamentos de acessibilidade. Esses passeios com os idosos trazem bastante alegria, eles gostam muito. Mal posso esperar para mostrar a eles”, afirmou Luciana.

Todas as crianças e idosos institucionalizados recebem atendimento médico, nutricional e psicossocial

Os serviços para a área urbana e rural também foram atendidos

A assistência social municipal não se limita à área urbana. Além dos sete CRAS em bairros de Boa Vista, a prefeitura também atende as áreas indígena e rural. São 1.053 crianças e adolescentes, 202 idosos e 1.553 famílias no Cadastro Único, sendo 858 beneficiadas pelo Bolsa Família, todos atendidos pelos serviços do CRAS Itinerante. O veículo de 16 lugares vai garantir a locomoção dos responsáveis por esse trabalho.

O CRAS Itinerante amplia o alcance da Política Nacional de Assistência Social em Boa Vista e promove a inclusão e o bem-estar nas comunidades indígenas e na zona rural

“Os servidores atuam a cada 15 dias para atender as 17 comunidades. É um trabalho árduo. São mais de 160 km percorridos, mas além da estrada profissional, também estamos trilhando um caminho de inclusão social para todos. Então, esse trabalho é muito especial para nós e poder aprimorar o transporte de quem está fazendo a diferença, é essencial”, contou a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez.

Os atendimentos ocorrem a cada 15 dias, das 9h às 17h, em nove polos: Lago Grande, Campo Alegre, Serra do Truaru, Vista Alegre, PA Murupu, Truaru da Cabeceira, Vista Nova, Passarão e PA Truaru