Saúde

PREFEITURA COM VOCÊ - Moradores de 13 comunidades indígenas recebem atendimentos de saúde em diversas especialidades

A Carreta da Mulher foi uma das novidades da 9ª edição, com a oferta de exame preventivo, ultrassom e mamografia

Por Marcus Miranda

29/06/2024 - Última atualização 29/06/2024

A ação “Prefeitura com Você” levou, neste sábado, 29, atendimentos de saúde em diversas especialidades para mais de 3.800 moradores das 13 comunidades indígenas da região do baixo São Marcos. O evento, que esteve em sua 9ª edição, ocorreu na Escola Municipal Indígena Ko’Ko Ermelinda, em Campo Alegre.

Foram ofertados atendimentos nas áreas de clínica geral, odontologia e enfermagem. Também foram disponibilizados testes rápidos, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), pesagem do Bolsa Família, suplementação de vitamina A, distribuição de hipoclorito e preservativos, aferição de pressão e glicemia, além de vacinação de cães e gatos.

A secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, explicou que antes da ação foram feitas visitas prévias para saber quais eram as maiores demandas da região. “Estamos aqui pela primeira vez com o ‘Prefeitura com Você’ na comunidade indígena de Campo Alegre. Trouxemos uma novidade nessa ação, a Carreta da Mulher, que recentemente foi inaugurada e conta com estrutura moderna, oferecendo exame preventivo, mamografia e ultrassom. Foi um evento especial, com apresentações culturais das comunidades, assim como bandas daqui. O evento veio para facilitar o acesso desses moradores aos nossos serviços”, disse.

Carreta da Mulher

Boa Vista conta com duas dessas unidades móveis de atendimento. Keila Almeida, moradora da comunidade Ilha, aproveitou para fazer exames específicos na Carreta da Mulher.

Keila Almeida procurou a Carreta da Mulher para fazer uma ultrassom

“Fiz uma ultra e deu tudo certo. Fui muito bem atendida. Gostei da ideia de trazer essa ação pra cá porque é complicado a gente sair daqui e resolver certas coisas, justamente por causa da distância”, contou.

Tudo em um só lugar

Atenio Oliveira, tuxaua da comunidade indígena Vista Nova, cuidou da saúde bucal e também se cadastrou no CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

“Estamos muito gratos pelo trabalho maravilhoso que o prefeito Arthur Henrique tem desenvolvido nas comunidades indígenas", afirmou Atenio Oliveira, tuxaua da comunidade Vista Nova

“Estamos muito gratos pelo trabalho maravilhoso que o prefeito Arthur Henrique tem desenvolvido nas comunidades indígenas. Esperamos receber essa ação mais vezes. Facilita muito para nós. A prefeitura está de parabéns”, falou.

Jeferson Araújo e a filha, Thaylla, aproveitaram para levar os bichinhos de estimação para se vacinar

A saúde dos bichinhos de estimação também foi um dos focos, com oferta de vacinação para cães e gatos. Jeferson Araújo e a filha Thaylla, levaram os ‘doguinhos’ para tomar vacina antirrábica.

“Trouxemos os cachorros para se vacinar e gostamos muito da ação. Muita gente não tem condições de ir para a cidade. É uma oportunidade de conhecer também o que a Prefeitura oferece. Agorinha peguei duas mudas de planta com os meninos do ‘Dedo Verde’. Muito legal a iniciativa”, disse.