Cidadania

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Prefeitura entrega 105 títulos para moradores de 32 bairros de Boa Vista

Em três anos de gestão, a Prefeitura já entregou cerca de 1,7 mil títulos definitivos, garantindo propriedade para famílias beneficiadas

Por Isaque Santiago

25/06/2024 - Última atualização 25/06/2024

Na noite dessa segunda-feira, 24, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, entregou 105 títulos definitivos para moradores de 32 bairros da capital, durante solenidade no Palácio 9 de Julho. Os documentos entregues estão distribuídos em diversos lotes pela cidade, proporcionando a muitas pessoas a oportunidade de ter a propriedade legítima de seus terrenos.

Desde janeiro de 2021, já são cerca de 1,7 mil títulos entregues pela Prefeitura. “Temos realizado um trabalho intenso na área da regularização fundiária desde o início da gestão. Sabemos que aqui em Boa Vista, na zona urbana da cidade, há pessoas que lutam há muito tempo para conseguir o documento de seu imóvel, garantindo que a casa que possuem seja, de fato, de propriedade da família”, afirmou o prefeito.

Além da garantia legal do terreno, o documento em mãos assegura a hereditariedade e facilita o acesso a crédito em instituições financeiras, permitindo a obtenção de empréstimos e a realização de investimentos para melhorar a moradia. Muitos moradores aguardavam há décadas por esse documento.

Entre os beneficiados está Walmir Pimentel, presidente do Lion Club em Boa Vista, que recebeu o título de um terreno da instituição na avenida Mário Homem de Melo, no bairro Mecejana.

“Esse foi doado ao Lions Club em 1989 e anteriormente seria destinado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Devido a essa destinação, a Prefeitura na época cadastrou equivocadamente o terreno em nome do Estado, embora ele nunca tenha pertencido ao Estado”, relatou Pimentel.

Ele explicou que, após um levantamento junto ao cartório de imóveis e com a ajuda de amigos, conseguiu comprovar que o terreno realmente pertencia ao Município. “Agora, o sentimento é de gratidão a todos os funcionários da Prefeitura e da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), especialmente”, concluiu Pimentel.

Outro beneficiado foi José Alves de Souza, proprietário de uma barbearia no bairro Tancredo Neves desde 1999. "Já faz 25 anos que almejo ter um documento que comprova que a propriedade é minha. E o meu sentimento hoje é de muita alegria", disse Souza.

Bairros contemplados - Foram contemplados moradores dos bairros Alvorada, Asa Branca, Buritis, Caranã, Jardim Caranã, Cauamé, Cidade Satélite, Dr. Silvio Botelho, Jardim Primavera, Jóquei Clube, Mecejana, Nova Cidade, Tancredo Neves, Aparecida, Piscicultura, 13 de Setembro, Raiar do Sol, Santa Tereza, Cambará, Equatorial, Centenário, Jardim Tropical, Araceli, Jardim Floresta, Aeroporto, São Francisco, Paraviana, Caimbé, Bela Vista, Centro, Cinturão Verde e São Vicente.

FOTOS (Créditos)

Welika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjBwCKx