Saúde

SAÚDE INFANTIL - Prefeitura promove ciclo de capacitação para equipes de saúde de Boa Vista

O objetivo foi qualificar e atualizar os profissionais sobre Acompanhamento, Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Por Ana Gabriela Gomes

29/06/2024 - Última atualização 29/06/2024

Quando a Prefeitura promove capacitação constante às equipes de Saúde, ela garante um atendimento cada vez mais eficaz e integrado na Atenção Básica de Boa Vista. Nesta semana, profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município passaram pelo Ciclo de Capacitação do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil.

Foram quatro dias de programação no Centro de Ciência, Tecnologia e Informação (CCTI). O objetivo é qualificar e atualizar os profissionais sobre Acompanhamento, Crescimento e Desenvolvimento Infantil, além de fortalecer a integração das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Estratégia de Saúde Bucal (ESB) na Atenção Primária. O encerramento foi na sexta-feira, 28.

Além da qualificação, as capacitações fortalecem a integração das equipes

Ao todo, mais de 210 profissionais envolvidos, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos em Saúde Bucal e dentistas, receberam palestras sobre Pré Natal do parceiro e fortalecimento de vínculo, Puericultura, Saúde Bucal Infantil, Vigilância Alimentar e Nutricional e Qualificação dos registros no Sistema de Informação.

Essa foi mais uma das diversas capacitações que os profissionais da Atenção Primária de Boa Vista estão passando desde o ano passado, com foco na melhoria e qualificação do atendimento ofertado, conforme explicou a superintendente da Atenção Básica, Rayssa Triani.

“Além da atualização de boas práticas com base nos protocolos instituídos no cuidado infantil, a capacitação visa o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e qualificação dos registros nos sistemas de informação, para melhoria dos indicadores voltados à saúde da criança em diversas abordagens multiprofissionais”, falou.

Profissionais se atualizam e ampliam conhecimento nas capacitações

O ACS Jhone Franco é recém convocado e destacou a importância das capacitações para a atuação

Um desses profissionais é o ACS Jhone Franco, da UBS Pricumã. Convocado há menos de seis meses pelo município, ele contou que este foi um dos primeiros contatos com a Saúde Infantil. “São informações e percepções que até então eu não tinha conhecimento, e que realmente podem fazer diferença quando estivermos junto com as famílias”, disse.

"É importante porque os palestrantes têm bagagem não só teórica, como prática", disse a dentista Amália Oliveira Pinto​​​​​

A dentista Amália Oliveira Pinto, que atua nas UBSs 13 de Setembro e Aygara Motta Pereira, também participou do ciclo e reforçou que a atualização de conhecimentos deve ser constante a todos os profissionais da área.

“Muitas vezes a gente se pega na rotina da unidade, dos protocolos, e essas atualizações facilitam, nos ajudam a chegar em um diagnóstico ou um tratamento mais rápido e de forma integrada, já que temos profissionais de áreas diferentes assistindo”, contou.

Programação contou com palestra na área de Nutrição Infantil

Uma das palestrantes foi Thais Muniz, nutricionista do Hospital da Criança Santo Antônio

A nutricionista do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Thais Muniz, abordou o tema da Vigilância Alimentar e Nutricional Infantil. Para ela, a participação ampliada dos profissionais que formam as equipes de Saúde nas UBS garante um atendimento ainda mais qualificado para a comunidade.

“Temos aqui enfermeiros, médicos e técnicos, mas os olhos das famílias são os ACSs, por exemplo. Então, reunir essas equipes impacta e muito o atendimento que a comunidade vai receber e vai encontrar nas unidades. São temas importantes, focados não só no público infantil, mas nos papais e mamães”, falou.