Tecnologia

Torneio Municipal de Robótica é marcado por estratégia, criatividade e diversão entre os alunos do CCTI

Evento encerra Curso de Robótica Educacional disponibilizado gratuitamente no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Jaqueline Pontes

29/06/2024 - Última atualização 29/06/2024

O Torneio Municipal de Robótica é uma competição emocionante que incentiva a exploração do universo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática de forma criativa e divertida. A 7a edição ocorreu neste sábado, 29, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) e contou com a participação de 117 alunos.

Ao todo, 56 equipes participaram da competição, dividida em duas arenas simultâneas. De acordo com o secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Darik Arenhart, além da democratização digital, as aulas estão voltadas para ajudar as crianças no desenvolvimento interpessoal, principalmente no trabalho em grupo.

Ao todo, 56 equipes participaram da competição

“É o trabalho em equipe. Desde o início do curso essas crianças vão tendo desafios com os robôs para trabalharem em grupo. Aqui, os alunos aprendem a se comunicar e trabalhar em parceria. Durante as aulas, descobrem que errar faz parte do crescimento e que o importante é tentar quantas vezes forem necessárias até conseguir”, disse.

Durante o torneio, os alunos completaram seis missões com os robôs, dentro do tempo estabelecido. Murilo Sales, 12 anos, garantiu o 1o lugar na competição com o parceiro de equipe, Rodrigo Ariel, 13 anos. “Eu tinha certeza que a gente ganharia e estou muito feliz. A gente se empenhou muito durante as aulas”, disse Murilo.

Murilo e Ariel garantiram o 1o lugar na competição

Todos os alunos que participaram do torneio receberam medalha de premiação e os três primeiros lugares conquistaram troféus. Orgulhosas, as famílias dos alunos estavam na plateia assistindo a competição. Márcio Sales, pai do 1º colocado no torneio, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Boa Vista ao oferecer o curso de robótica.

“É um curso tão importante, pois desperta em cada um dos alunos, a dinâmica do trabalho em equipe. A prefeitura disponibilizando essa oportunidade faz com que as nossas crianças possam estar incluídas no futuro. E claro, estou muito orgulhoso do meu filho, por ele ter conquistado o primeiro lugar”, destacou.

Famílias de alunos estavam na torcida

Curso de Robótica

O torneio marca o encerramento do Curso de Robótica Educacional, ofertado no CCTI desde 2016. Ao longo dos últimos anos, mais de mil alunos, com idade entre 9 e 14 anos, participaram da formação. Atualmente, 23 alunos integram a equipe “I Robot”, grupo de elite do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Competição contou com a participação de 117 alunos

Durante o curso, as crianças aprendem raciocínio lógico, estratégias, matemática e programação. Os alunos conhecem o kit LEGO EV3 da Mindstorms, incluindo todos os sensores. Cada equipe construiu um robô educacional para resolver missões no tapete e aprenderem sobre programação de blocos.

Durante o curso, os alunos conhecem o kit LEGO EV3 da Mindstorms