Boa Vista

Exemplo de gestão inovadora e cuidado com a Primeira Infância, Boa Vista atrai comitivas internacionais

Visitantes da Europa e América Latina estiveram na cidade nessa terça-feira, 21, para conhecer ações desenvolvidas pela prefeitura

Por Jaqueline Pontes

há 3 horas

Parceira da Prefeitura de Boa Vista desde 2018, a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil) conduziu uma comitiva com integrantes da Europa e América Latina até a capital roraimense para mostrar iniciativas implementadas pela gestão municipal. Fornecendo elementos que inspiram e incentivam a reprodução em outros países, a cidade tem atraído olhares do mundo.

A comitiva, formada por sócios-fundadores da AVSI de países como Itália, Nicarágua, Espanha, Equador, Peru, Venezuela e México, pôde conhecer de perto como a capital se tornou uma cidade pensada para Primeira Infância. E ainda, o projeto “Boa Vista Acolhedora” que resultou na implantação do Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos, que tem beneficiado comunidades indígenas e produtores da agricultura familiar.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a cooperação com a associação tem sido fortalecida ao longo dos anos. “Hoje, a AVSI é um grande parceiro, não apenas nas ações de saúde, educação e social da Primeira Infância, mas também em um ponto muito importante que é a geração de empreendimento. Sendo a capital que mais cresce populacionalmente no Brasil, a gente precisa ter uma resposta muito rápida para gerar oportunidade para as pessoas”, disse.

 

A comitiva pôde conhecer como a capital se tornou uma cidade pensada para Primeira Infância

 

Capital da Primeira Infância

Ao longo dos anos, a capital implantou intervenções, levando em consideração a altura média de uma criança de 95 cm, como Selvinha Amazônica e Parque Naturalizado, espaços para que as crianças brinquem livremente, promovendo o desenvolvimento infantil, cientificamente comprovado. Diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, afirma que a gestão de Boa Vista é sensível à implantação de novas iniciativas.

“Tivemos a oportunidade de estreitar uma relação muito interessante com o município de Boa Vista, na temática da Primeira Infância e também no tema da economia singular. Isso gerou projetos importantes de referência, e realmente encontramos um parceiro extremamente sensível à temática social do município, também capaz de ter uma resposta muito eficaz”, contou.

 

A capital implantou intervenções, levando em consideração a altura média de uma criança de 95 cm

 

Boa Vista Acolhedora

Resultado de parceria entre a prefeitura e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional, o centro de compostagem, gerenciado pela Associação Amazônia Ecologia Integral (AAEI), organização local sem fins lucrativos, é o primeiro situado em uma capital da Amazônia Legal. O projeto funciona em uma área de 40.000m², no Distrito Industrial.

 

Centro funciona em uma área de 40.000m², no Distrito Industrial

 

Exemplo para o mundo

Presidente da Fundação AVSI, localizada na Itália, Patrizia Savi, afirma que a experiência em Boa Vista tem sido positiva. “O trabalho desenvolvido aqui é uma modalidade que parte de uma atenção aos detalhes dessa relação com as pessoas que vivem situação de necessidade. Outro elemento de aprendizagem que levo para casa é exatamente essa forma de trabalhar através de uma abordagem muito singular. Entendo que esse trabalho pode ser exemplo a nível internacional”, destacou.

 

Trabalho tem sido exemplo internacional

 

Mais comitivas

No ano passado, a capital recebeu uma comitiva da Jordânia, país do Oriente Médio, que chegou ao extremo norte do Brasil para conhecer práticas voltadas para a integridade e desenvolvimento infantil. Os visitantes conheceram, em Boa Vista, programas como o Família que Acolhe, responsável por fazer acompanhamento das famílias, desde a gestação até os seis primeiros anos de vida da criança, com ações que visam o desenvolvimento integral dos pequenos.

 

Gestão promove desenvolvimento infantil pleno