Social

Prefeitura sensibiliza e promove reflexão sobre saúde mental para educadores sociais

Mais de 50 servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social participaram de ação nesta quinta-feira, 9, com exibição do filme “O poder além da vida!”

Por SEMUC

há 20 horas

Quem cuida, também merece ser cuidado. Em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional que tem como meta promover saúde mental e emocional, a Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta quinta, 9, uma ação de reflexão e conscientização sobre cuidado próprio, carreira e saúde mental para educadores dos programas e projetos sociais, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

Os mais de 50 educadores da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) se reuniram para assistir ao filme “O poder além da vida!”, que trata sobre os aspectos da mente humana, seu poder sobre o indivíduo e o constante aprendizado. Após a exibição, eles tiveram um momento de reflexão onde puderam discutir sobre a obra, os ensinamentos aprendidos e sua percepção sobre si mesmos.

A superintendente de Desenvolvimento Social da SEMGES, Sheyla Santana, conta que o objetivo desse evento é incentivar a busca pelo cuidado e análise pessoal por parte dos educadores, profissionais que atuam diariamente com os beneficiários e ofertam um atendimento de excelência dentro dos projetos sociais da prefeitura.

“É uma autoavaliação com o intuito de promover um impacto positivo no tratamento das pessoas, porque os usuários que buscam os nossos programas e projetos são pessoas em vulnerabilidade, com determinadas carências, riscos sociais, dores e traumas. Então, precisamos estar bem para poder receber as crianças, jovens e idosos com respeito e carinho que merecem”, conta a superintendente de Desenvolvimento Social da SEMGES, Sheyla Santana.

A educadora e diretora do Artcanto, Clara Rodrigues, com quase um ano à frente do projeto conta que trabalhar no coral feito por crianças e jovens é um presente e aprendizado. Segundo a servidora, o evento de hoje contribui para seu autoconhecimento e veio fortalecer o sentimento de valorização e cuidado promovidos pela SEMGES.

“Com a ideia de trabalhar o eu primeiro, a saúde mental e fazer análises para poder ser ainda melhor na forma de lidar com os beneficiários dentro dos projetos sociais é fundamental. Essa ação se torna importante, pois ela traz uma mensagem de trabalhar o nosso interno, o nosso mental para melhorar os atendimentos”, declarou.