Economia

Profissionais autônomos recém-formados têm direito à isenção do ISS por dois anos

Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista que oportuniza ao profissional começar sua carreira e fortalecer seus negócios dentro da legalidade

Por Ceiça Chaves

08/01/2025 - Última atualização há 16 horas

Você sabia que profissionais autônomos recém-formados têm direito à isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) nos dois primeiros anos de cadastro?. A Prefeitura de Boa Vista vem relembrar esse benefício que já é concedido desde 2022. Uma oportunidade para quem está começando a carreira como prestador de serviços e se formou recente em cursos de nível médio, técnico ou superior.

“Essa é uma forma da prefeitura facilitar a vida daquele que está iniciando sua profissão no mercado de trabalho, podendo desenvolver o seu serviço e só após dois anos começa a pagar a taxa da prefeitura como autônomo. É importante lembrar que, para aproveitar essa oportunidade é preciso está com o seu diploma na mão”, declarou o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius.

Dentre as vantagens desse benefício estão a redução de custos no início da carreira, incentivo para se estabelecer no mercado de trabalho e mais facilidade para investir no seu futuro profissional. São iniciativas com esta que impulsionam o desenvolvimento da cidade por meio do empreendedorismo.

Como solicitar?

A isenção é dada automaticamente no ato do cadastro do pedido de alvará como autônomo. O interessado pode formalizar pelo Portal do Cidadão ou direto no atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, localizada na rua Coronel Pinto, nº 188, Centro. Profissional recém-formado, não perca a chance de começar sua jornada profissional de forma legal e licenciado.

Boa Vista: Capital mais livre para trabalhar e com a melhor cultura empreendedora do país

Menos burocracia e mais facilidades para quem está abrindo seu negócio. É por isso que Boa Vista se tornou a cidade com a melhor cultura empreendedora do país, segundo a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Este destaque saiu na edição 2023 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

Além disso, Boa Vista se mantém na liderança entre as capitais com maior liberdade para trabalhar e empreender no Brasil, segundo o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, do Governo Federal. O relatório lista as cidades e estados com mais atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças do país.

“Temos orgulho de desenvolver projetos que trazem desenvolvimento e destacam Boa Vista entre as capitais brasileiras. Exemplo disso, é o programa Descomplica, que vem reduzindo a burocracia e facilitando a vida do empreendedor, do autônomo e dos contribuintes em geral. Somos uma prefeitura reconhecida por nossas práticas que impactam a vida da população”, declarou.

E para lembrar, Boa Vista tem a Agência Municipal de Empreendedorismo (AME) que capacita, prepara e libera linhas de créditos para microempreendedores investirem em seus próprios negócios. Desde 2021, a AME já investiu R$ 5.968 milhões, com um saldo de 1.588 pessoas beneficiadas com o apoio financeiro da prefeitura.