Educação

Tecnologia, inovação e inclusão digital transformam o ensino nas escolas de Boa Vista

Os mais de 52 mil alunos da Rede Municipal têm acesso a ferramentas digitais em salas de aula

Por Jaqueline Pontes

há 13 horas - Última atualização há 13 horas

Na Rede Municipal de Ensino, a tecnologia tem se consolidado como uma grande aliada à educação em Boa Vista, promovendo transformação no processo de ensino-aprendizagem. Tendo ferramentas digitais, como chromebooks, tablets e a robótica, à disposição dos professores, a criação de aulas dinâmicas, lúdicas e interativas fica ainda mais fácil e divertida.

Hoje, os mais de 52 mil alunos da rede têm acesso a equipamentos tecnológicos no auxílio as aulas escolares. Além disso, estudantes podem desenvolver competências essenciais, como o uso responsável da tecnologia e acesso à informação de forma eficiente. A secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, afirma que o uso dessas ferramentas tem contribuído não apenas para a inclusão digital, mas para ampliar os conhecimentos.

 

Mais de 52 mil alunos da rede têm acesso a equipamentos tecnológicos nas escolas

 

“Hoje, a tecnologia tem sido uma aliada fundamental para garantir a inclusão digital nas nossas escolas, permitindo que cada estudante tenha acesso ao conhecimento de forma democrática e inovadora. Com ferramentas digitais e a formação dos nossos professores, estamos construindo uma educação mais dinâmica e inclusiva”, disse.

Tecnologia em sala de aula

Ferramenta essencial para a alfabetização, os tablets foram importantes investimentos da gestão nas salas de aula para contribuir com um melhor aprendizado dos alunos do ensino fundamental. Cada unidade de ensino possui rotina e horário adequado, conforme disponibilidade das turmas, para uso dos dispositivos.

“Gostei muito de toda a sala, mas os tablets e os computadores são os mais legais. É a primeira vez que eu pego em um computador na minha vida e quando chegar em casa, eu vou falar para a minha vovó de tudo o que tem na minha escola nova”, contou Lorenzo Vitor, 7 anos, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental.

 

"É a primeira vez que eu pego em um computador na minha vida", disse Lorenzo

 

No ano passado, a prefeitura inaugurou o “Universo Tech” na Escola Municipal Maria Francisca da Silva Lemos. O ambiente é equipado com computadores, tablets e materiais científicos que potencializam o aprendizado.

Voltado à alfabetização de alunos do 1º ao 5º ano, a iniciativa reúne ferramentas digitais e científicas em um único espaço, além de atividades práticas de leitura e contação de histórias para auxiliar a alfabetização das crianças. Aluna do 1º ano, Mariana Machado, 6 anos, ficou encantada com a aula diferenciada da turma.

 

A pequena Mariana ficou encantada e feliz com a nova aula 

 

“Aqui é muito legal. Tem os robôs que fazem coisas muito divertidas, os tablets, o microscópio e o globo que fica iluminado. A professora estava explicando tudo e as letras aparecendo na tela. Estou muito feliz com tudo que a gente vai aprender até o fim do ano na nossa nova escola”, contou.

Ferramenta de planejamento

Todos os professores de Boa Vista, ao ingressarem na Rede Municipal de Ensino, recebem um chromebook para auxiliar no planejamento das aulas. Com Sistema Operacional Chrome OS, o dispositivo possibilita o uso de ferramentas de aplicativos educacionais e viabiliza a integração de mídias dos aplicativos Google.

Possuem ainda tela touch com rotação 360°, caneta fina e precisa, além de oferecer quatro modos de uso diferentes: tablet, tenda, apresentação e notebook. Além de modernos, os equipamentos contam com grande capacidade de processamento, desempenho, armazenamento em nuvem que economiza espaço.

 

Os professores municipais receberam um chromebook para auxiliar no planejamento das aulas

 

“Essas ferramentas ficam à disposição do professor para o planejamento das aulas. A partir da troca, o aprendizado acontece de maneira muito fluída e fácil. Então, esse mecanismo veio justamente para trazer toda uma estrutura para o professor e aluno”, apontou a professora Dalila França.