Para melhorar a acomodação e o atendimento no setor de emergência do Hospital da Criança Santo Antonio, a Prefeitura está realizando vários serviços de manutenção e adaptação na unidade. O bloco C, onde funciona o setor de emergência e o que recebe a maior demanda, está sendo readequado para oferecer mais leitos e proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes.
De acordo com a prefeita Teresa Surita, trata-se de uma readequação a uma situação emergencial. “Estamos aguardando a aprovação do Ministério da Saúde para reformar a urgência e emergência do Hospital. Mas mesmo assim, já estamos recuperando alguns setores. A implantação de novos leitos, por exemplo, vai desafogar o setor de emergência da unidade e diminuir o tempo de espera e atendimento de pacientes que estavam sendo atendidos em locais não apropriados. Sabemos que a situação é delicada, mas estamos trabalhando para reestruturar o Hospital”, afirmou.
A sala que era utilizada para pacientes do pós e pré-operatório foi adaptada para receber os pacientes que ficam em observação. O espaço recebeu pintura nova, um banheiro, pontos de oxigênio e ar comprimido e será utilizado como a terceira enfermaria do Hospital. Com o novo espaço, os leitos de observação passaram de 26 para 42, e os leitos de isolamento passaram de um para dois no setor de emergência. Esta sala será utilizada pelos pacientes, que ficam em observação por algum motivo, para descansarem e aguardarem a liberação do médico, com mais conforto e privacidade.
Outra área que está sendo readequada é o bloco B, com a criação de duas enfermarias já utilizadas, uma com os pacientes do pré e pós-operatório e a outra com os pacientes em observação. O banheiro foi adaptado para atender a duas enfermarias, com um dos sanitários e chuveiros garantindo a acessibilidade de crianças cadeirantes. As duas enfermarias receberam pintura, decoração infantil e comportam nove leitos, sendo 6 em uma e 3 em outra. O bloco também recebeu um posto de medicação e foram adquiridas ainda novas poltronas para que os pacientes aguardem na observação.
Todo o Hospital vem recebendo desde o início do ano serviços de manutenção predial, incluindo telhado, redes elétrica e hidráulica, troca e consertos de portas e lâmpadas, além de nova pintura na área interna. “A melhoria e a eficiência da rede municipal de saúde é uma das prioridades do plano de trabalho da prefeita Teresa Surita. Como é uma medida emergencial, a prefeita priorizou o atendimento das crianças. No setor de emergência, sabemos que ainda não é o ideal, mas estamos deixando o ambiente mais agradável e acolhedor”, explicou o secretário de saúde, Marcelo Lopes.