Saúde

Município apresenta prestação de contas da Saúde

Conforme Marcelo Lopes, a meta da prefeita Teresa Surita é transformar novamente o Hospital da Criança em referência no Estado

Por SEMUC

01/12/2014

O secretário de Saúde, Marcelo Lopes, apresentou, na sessão dessa quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Boa Vista, prestação de contas de sua secretaria, referente a 2013. Foram apresentados números de atendimentos na Atenção Básica e Especializada, na urgência e emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, Tratamento Fora de Domicilio (TFD), entre outros.

As contas foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde, conforme previsto em Lei. O secretário Marcelo Lopes explicou que as dívidas com o INSS, FGTS e Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Boa Vista (PRESSEM) contraídas pela gestão anterior foram negociadas, parceladas e estão em dia. “Todas as dívidas referentes ao quadrimestre anterior e que estão dentro da Lei, nós já pagamos ou estamos efetuando o pagamento de forma parcelada, o que corresponde há cerca de R$ 5,4 milhões”, disse.

Lopes explicou ainda que a emergência do Hospital da Criança tem outro perfil, com atendimento mais humanizado e um número maior de médicos para atender as crianças. O abastecimento de medicamentos e material hospitalar também foi normalizado. Antes a unidade possuía 100 médicos, hoje conta com cerca de 140.

“Temos mais profissionais na pediatria e outros que atendem de acordo com o perfil epidemiológico da nossa capital, melhorando o atendimento e reduzindo o tempo de espera. A meta da prefeita Teresa Surita é transformar novamente o Hospital da Criança em referência no Estado. Fomos bastante elogiados pelos vereadores aqui hoje e percebemos que estamos no caminho certo”, destacou ele.

O presidente da casa legislativa, vereador Léo Rodrigues (PR), deu destaque para o avanço da Saúde do município. “Observamos pelos dados que a Saúde estava bastante tumultuada, mas hoje percebemos que os trabalhos estão fluindo de forma organizada e priorizada em benefício da população”, comentou.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Marcelo Batista (PMN), afirmou que houve melhoras na Saúde do município com essa nova gestão. “Uma delas é a ampliação dos leitos no Hospital da Criança. Com a conclusão da reforma passará para quase 90, o que não acontecia há anos, desde a implantação do hospital. Sabemos que falta muito a ser feito, mas já podemos constatar resultados positivos e acreditamos em uma saúde melhor”, frisou.