Educação

Município mantém desempenho positivo de aprendizagem

A melhoria foi possível após a implantação do Saber Igual, que oferece ensino de qualidade e igualitário aos alunos da rede municipal

Por SEMUC

01/12/2014

Os alunos atendidos pela Educação Infantil da rede municipal de ensino estão mais preparados para a alfabetização. Desde que foi implantado o Programa Saber Igual, a maioria das crianças com idade de 4 a 5 anos já consegue escrever o próprio nome, reconhecer os números e as letras, desenvolver a capacidade motora e a linguagem. O programa foi uma determinação da prefeita Teresa Surita para oferecer ensino de qualidade e igualitário a todos os alunos da rede municipal de ensino.

Para o secretário de Educação, Rodrigo Jucá, o ensino em Boa Vista está evoluindo em um nível maior que nos anos anteriores e isso é fruto do atual plano de ação que contempla a melhoria do processo ensino-aprendizagem nas escolas. “A metodologia adotada foi uma das primeiras ações da prefeita Teresa para oferecer educação de qualidade aos alunos das escolas municipais. Os alunos aprendem o conteúdo de forma lúdica e divertida e adquirem embasamento para avançar nos demais anos do Ensino Fundamental. A eficácia do plano de ação é perceptível, pois as crianças estão mais motivadas para frequentar a escola e os pais já conseguem notar em casa essa mudança,” afirmou.

Em sala de aula, os professores utilizam uma série de recursos pedagógicos, como Livro Gigante de histórias infantis, fantoches, livros reduzidos para manusear, cartelas com letras do alfabeto e cartazes. Cada aluno dispõe de livros de atividades, grafismo, caligrafia e artes. O material é trabalhado obedecendo a uma rotina diária, que facilita o desenvolvimento do aluno.

A motivação dos estudantes em aprender também tem influenciado a vida dos familiares. Diones Cardoso dos Santos, pai de Eloá, 4 anos, aluna da escola municipal Estrelinha Mágica, no bairro Sílvio Leite, é um exemplo. Ele, que todos os dias auxiliava a filha na tarefa de casa, sentiu a necessidade de retornar aos estudos e concluir o ensino médio. “O interesse e a alegria da minha filha em estudar me contagiou. Estou matriculado no Instituto Federal de Roraima e agora vou continuar os estudos para ser exemplo para minha filha,” declarou.