Saúde

Prefeitura inaugura novo bloco de atendimento no Hospital da Criança

Serão 63 leitos a mais que irão dar mais comodidade para os pequenos pacientes da unidade.

Por SEMUC

02/12/2014

A Prefeitura de Boa Vista inaugurou nesta sexta-feira, 28, o bloco H do Hospital da Criança Santo Antônio. A obra paralisada na gestão anterior foi retomada e concluída na atual gestão. Serão 63 leitos a mais que irão dar mais comodidade para os pequenos pacientes da unidade.

Para a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, este é mais um importante passo na melhoria da saúde do município. “Estamos entregando um bloco que estava parado há muitos anos, com muitos problemas e que nós conseguimos reverter cada passo, cada situação. Hoje temos outra condição no hospital, diferente daquela que encontramos há dois anos. Ainda precisamos avançar, mas a entrega desses 63 novos leitos, a volta das cirurgias eletivas, a questão dos medicamentos, a estrutura que o hospital dá para Boa Vista, tudo isso é motivo para comemorar”, disse.

Essa é a primeira ampliação que o hospital recebe desde que foi inaugurado há 14 anos. Os recursos para esta obra foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Edio Lopes. Com a conclusão das obras do novo bloco, todos os demais passarão também por reforma.

“Essa é mais uma conquista para a população, principalmente para aquelas que serão as futuras gerações de Roraima. O Hospital Santo Antônio cuida de todas as crianças do estado e de países fronteiriços, então essa nova oferta de leitos vai trazer mais conforto para os usuários e também para quem faz o cuidado. A prefeitura tem trabalhado muito para ofertar um serviço cada vez melhor. O bloco H hoje é uma realidade para a população”, destacou o diretor da unidade, Antônio Gonçalves.

A unidade é a única referência para atendimento infantil no estado e recebe, no período de inverno, uma média de 300 crianças por dia no setor de emergência. Já no ambulatório, são feitas aproximadamente 130 consultas com especialistas, totalizando 430 atendimentos por dia. Destes, cerca de 40% são de crianças vindas de outros municípios

Melhorias – Além da ampliação, a prefeitura  fez melhorias na estrutura física, na parte elétrica e hidráulica, recuperou o piso e banheiros da unidade e fez a troca de 600 lâmpadas. O hospital ainda dispõe dos blocos de urgência e emergência, internação, saúde indígena, central de diagnóstico de laboratório e por imagem, UTI, central de esterilização, centro cirúrgico, ambulatórios das especialidades e área administrativa.