Saúde

Prefeitura oferece curso de primeiros socorros para equipes de programas sociais

No total, participaram da capacitação 110 cuidadoras, 33 pessoas da Semges, além da equipe do FQA

Por SEMUC

01/12/2014

Qualificar os profissionais que atuam nos projetos desenvolvidos pelo município é algo essencial no governo da prefeita Teresa Surita. Pensando nisso, a Prefeitura promoveu nos dias 14 e 21 um curso de primeiros socorros ministrado pelo Samu voltado para as cuidadoras das Casas Mãe, equipe de humanização e profissionais que atuam no programa Família Que Acolhe (FQA).

O objetivo é capacitar a equipe sobre os conhecimentos básicos de primeiro socorros. “É preciso que esses profissionais tenham conhecimento sobre o assunto, porque eles trabalham com diversos públicos e precisam saber como agir em casos de emergência. São ações simples que podem salvar a vida dessas pessoas”, disse Teresa.

No total, participaram da capacitação 110 cuidadoras, 33 pessoas que atuam na área de humanização da Secretaria de Gestão Social (Semges), além da equipe do FQA. Cósmea Persaud atua nos projetos sociais. Para ela, a capacitação é uma necessidade. “Desenvolvemos trabalhos com crianças e idosos e essas pessoas podem em algum momento precisar de cuidados emergenciais”, frisou.

Primeiros socorros

De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, define-se os primeiros socorros como a prestação de assistência médica imediata a uma pessoa doente ou ferida até a chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também no atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido à vivência ou testemunho de um evento traumático.