Cidadania

Programa Anjos da Enfermagem é implantado no Hospital da Criança

O projeto irá desenvolver atividades socioeducativas e solidárias com grupos voluntários de estudantes de enfermagem.

Por SEMUC

01/12/2014

Articular ações que promovam a formação técnico-científica, estímulo ao exercício da cidadania e responsabilidade social dos estudantes e profissionais de enfermagem. Essas são as premissas que motivaram a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RR), a implantar no Hospital da Criança Santo Antônio o programa “Anjos da Enfermagem”.

O projeto irá desenvolver atividades socioeducativas e solidárias com grupos voluntários de estudantes de enfermagem, selecionados pelo Coren. A iniciativa pretende dar mais conforto às crianças hospitalizadas, levando alegria e distração utilizando brinquedos terapêuticos, contando histórias, fazendo pintura, arte, promovendo jogos, musicoterapia e mágica.

“É muito importante essa parceria porque vamos levar um pouco de alegria e solidariedade às nossas crianças. Nossa preocupação é dar a elas carinho e atenção para que se sintam acolhidas também no ambiente hospitalar”, ressaltou a prefeita, Teresa Surita.

“Estamos muito felizes por receber esse projeto. É com essa mesma alegria que nós pretendemos desenvolvê-lo dentro do Hospital da Criança”, frisou a diretora de Enfermagem da unidade hospitalar, Cíntia Brasil.
Desenvolvido nacionalmente pelo Instituto Anjos da Enfermagem, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselhos Regionais de Enfermagem e parceiros, o projeto começa a ser executado no Hospital da Criança a partir de outubro.

“O projeto trabalha atividades voltadas para área de humanização em saúde, por meio do lúdico na promoção do cuidado. Colocar um sorriso no rosto de uma criança incentiva os profissionais a serem pessoas melhores”, destacou o coordenador nacional do projeto Anjos da enfermagem, Rayney Martins.

Anjos da Enfermagem – O projeto surgiu no Estado do Ceará, fundado pela então acadêmica de enfermagem Jakeline Duarte. Existe há 11 anos e já foi implantado em 19 estados, aumentando a cada dia o número de voluntários e estudantes de enfermagem, que abraçaram a causa do amor ao próximo dentro dos hospitais.