Saúde

Superintendência de Assistência Farmacêutica é inaugurada em Boa Vista

O objetivo é proporcionar o suporte necessário para execução das ações no âmbito básico especializado e de vigilância em Saúde.

Por SEMUC

01/12/2014

A saúde é uma das prioridades do plano de governo da prefeita Teresa Surita, que inaugurou nesta quinta-feira, 26, a Central de Medicamentos, elevada pela atual gestão ao nível de Superintendência da Assistência Farmacêutica (SAF) de Boa Vista.

O objetivo é proporcionar o suporte necessário para execução das ações no âmbito básico especializado e de vigilância em Saúde, para garantir o acesso contínuo, racional e humanizado aos medicamentos e insumos necessários à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças e agravos das pessoas na cidade.

“Hoje a central abastece todas as unidades básicas de saúde. Esse novo sistema permite um controle maior para regular a saída dos medicamentos, além da conhecer a necessidade de cada unidade para que seja abastecido antes que o remédio falte. Esse é o resultado de muito trabalho e é mais um passo que estamos dando na evolução da saúde de Boa Vista”, disse a prefeita, Teresa Surita.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes, esse é mais um compromisso cumprido pela prefeita Teresa Surita, que foi atender ao pedido da população por mais médicos e mais medicamentos.

“Ainda no ano passado, colocamos mais de 70 médicos nas unidades de saúde. Temos mais de 100 médicos no Hospital da Criança, atendendo aquilo que a população pediu. E consequentemente a isso, aumentou a demanda de prescrição e medicamentos, e hoje a prefeita atendeu mais uma vez o anseio da população. Estamos completando um ciclo, para que as pessoas tenham a certeza de que não vai mais faltar medicamentos e material médico hospitalar dentro da rede municipal de saúde”, destacou o secretário.

À SAF, compete as ações de seleção, programação, aquisição, transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos, materiais médicos hospitalares, insumos laboratoriais e odontológicos a todas as unidades de Saúde do município. Cerca de 40 unidades são abastecidas pela Superintendência, entre elas o Hospital da Criança Santo Antônio, o Samu, o Centro de Atenção Psicossocial e Cernutri.

Faz parte da Superintendência, a Central de Abastecimento Farmacêutico e a Farmácia Popular do Brasil, bem como todas as farmácias e laboratórios de análises clínicas da rede municipal da saúde.