•Saúde
Hanseníase: Primeira ação da campanha de prevenção atende trabalhadores na Feira do Produtor
Foram oferecidos atendimento dermatológico para avaliação de pele, orientações de como e onde podem buscar tratamento, além de receberem material informativo a respeito da doença.

Por SEMUC
26/01/2015
Neste sábado, 24, iniciou-se a Campanha de Prevenção e Controle da Hanseníase, em alusão ao dia mundial de combate à doença. A primeira ação da iniciativa foi direcionada aos trabalhadores da Feira do Produtor, que receberam atendimento dermatológico para avaliação de pele, orientações de como e onde podem buscar tratamento, além de receberem material informativo a respeito da doença.
Só na manhã deste sábado, 61 pessoas foram atendidas. Um caso foi detectado e a pessoa já recebeu os atendimentos iniciais e foi medicada. A paciente será acompanhada a partir desta segunda-feira, 26, por uma equipe do Programa Estratégia Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde.
O feirante Erivelton Odorico, 38 anos, disse que nunca pensou em fazer este tipo de exame, mas como as equipes estavam em seu local de trabalho, decidiu se consultar. "Com a correria do dia a dia, acabamos esquecendo de cuidar da nossa saúde, nunca achamos que pegaremos determinada doença. E essa iniciativa é fantástica, pois nos faz lembrar que esse pensamento é um erro, temos sempre que cuidar do nosso corpo. Agradeço muito a prefeitura por trazer as consultas até mim, me deu estímulo para procurar um médico na segunda e fazer um exame geral, não posso descuidar novamente só porque este exame de hoje deu negativo", finalizou.
No período de 26 a 30 de janeiro, as ações continuam. As avaliações para diagnóstico estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde. Serão realizadas ainda palestras, avaliação dermatológica e distribuição de material informativo, com o objetivo de orientar a população e reduzir o estigma da doença por meio da informação.
A coordenadora municipal do Programa de Hanseníase, Vera Azevedo, destacou que é importante as pessoas se alertarem em relação à doença. "Foram diagnosticados em Boa Vista 40 novos casos de hanseníase no ano de 2014. A maioria em crianças, que acabam passando para os adultos. Roraima ocupa o quinto lugar em incidência da doença na Região Norte e apresenta uma taxa de prevalência acima da média nacional. Por isso, a população precisa se cuidar, vamos todos comparecer às unidades de saúde para fazer os exames", destacou, Vera.
A doença – A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de hansen, o Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado e olhos. A primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhadas ou esbranquiçadas, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaços, fraqueza muscular e dor nas articulações, a transmissão ocorre pelas vias respiratórias. É uma doença que atinge cerca de 30 mil pessoas por ano no Brasil.
Leia também