Mobilidade e Acessibilidade

Projeto de mobilidade urbana vai garantir melhorias à população

Os moradores serão contemplados com investimentos em pavimentação de ruas e avenidas, além da instalação de ciclovias, corredores para ônibus e integração entre bairros.

Por SEMUC

23/01/2015

A Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de implantação do Plano de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, por meio do convênio com a Caixa Econômica Federal, que vai destinar recursos para obras de infraestrutura em toda a cidade. Os moradores serão contemplados com investimentos em pavimentação de ruas e avenidas, além da instalação de ciclovias, corredores para ônibus e integração entre bairros.

Para o engenheiro e secretário-adjunto de Obras e Urbanismo, Antônio Carvalho, o projeto vai trazer grandes benefícios à capital. “Esse projeto vai englobar uma melhoria por completo do transporte na cidade, tanto no segmento particular como no público. Vai facilitar o fluxo de veículos em várias avenidas, pois teremos ligações viárias entre os bairros por meio de pontes de concreto. E isso vai proporcionar maior comodidade e conforto à população”, frisou.
O plano inclui a implantação de 44,6 quilômetros de ciclovia, interligando a zona oeste da capital ao Centro; 59 km de calçadas serão adaptados aos padrões de acessibilidade. Também é prevista a revitalização e construção de 850 pontos de ônibus, sendo que 100 serão climatizados.
O projeto também prevê a integração entre bairros por meio de pontes de concreto. O bairro Cidade Satélite será beneficiado com duas novas vias de acesso, sendo uma partindo da avenida Padre Anchieta, no bairro Primavera, até a rodovia RR-205 e a outra, do final da avenida Parimé Brasil – antiga 16, no bairro União, até a avenida Universo.
A terceira integração será do bairro Nova Cidade, partindo do término da avenida Sol Nascente, até a avenida dos Trabalhadores, no Conjunto Pérola. O processo licitatório tem o prazo de 60 dias para ser finalizado, a contar da data de publicação no Diário Oficial, e somente a partir de então as obras serão iniciadas. Com este convênio, Boa Vista será a primeira capital da Região Norte a celebrar um projeto de mobilidade urbana.