Assistência Social

Clínica do Parto: Servidores do Família que Acolhe recebem primeira supervisão

Os servidores receberam a capacitação em novembro de 2014 e foram responsáveis pelas reedições, processo que compreende em repassar as informações aprendidas para outros servidores.

Por SEMUC

06/02/2015

Servidores das secretarias municipais de Educação, Saúde e Gestão Social que prestam atendimento em rede ao programa Família que Acolhe, participaram da primeira supervisão da capacitação Ampliando a Clínica do Parto, como parte do Programa de Capacitação em Desenvolvimento da Primeira Infância.

Os servidores receberam a capacitação em novembro de 2014 e foram responsáveis pelas reedições, processo que compreende em repassar as informações aprendidas para outros servidores. O médico obstetra Newton Myiashita é o responsável pela primeira supervisão do grupo. Segundo o médico, é perceptível a mudança no acolhimento das beneficiárias do programa.
“Os discursos são animadores, os profissionais estão sensibilizados com o processo, pois o conhecimento é aplicado não só no trabalho, mas estendido a outros ambientes, por exemplo, uma fila de um banco, no supermercado e até mesmo nos ambientes familiares”, destacou o médico.
Para o enfermeiro do programa Família que Acolhe, Deivid Otoni, as mudanças não só beneficiam os profissionais, mas também os bebês, mães e famílias. “Os profissionais tinham uma visão igual sobre a primeira infância. A capacitação ampliou o nosso olhar, o que possibilitou um acolhimento mais humanizado”.
Capacitação – Para alcançar excelência no desenvolvimento das ações, a Prefeitura de Boa Vista buscou parceria com as melhores referências em desenvolvimento da primeira infância no Brasil. O trabalho, coordenado pelo médico Marcos Davi dos Santos, da Maimar Desenvolvimento de Humanidades, é baseado na metodologia desenvolvida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.