A segunda noite de desfile dos Blocos do Carnaval 2015 promete muita animação e surpresas para os foliões que comparecerem ao Centro Velia Coutinho, no domingo, 15. O esquenta dos blocos começa às 18h e abrindo a festa às 19h, o bloco convidado formado pelos jovens do Projeto Crescer, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão Social.
A avenida Ene Garcez vai ser tomada pelos Guerreiros de Jorge, que começam a folia às 19h20. Originados da Escola de Samba Império de São Vicente, o Guerreiros de Jorge está há seis anos como bloco de carnaval. Devoto de São Jorge, o presidente Simão Pedro Cosme promete ser o diferencial neste ano.
“Queremos impressionar e vamos inovar neste ano. Preparamos uma surpresa para os amantes do samba. Os foliões vão ficar de boca aberta. Vamos tocar desde músicas regionais a samba enredo”, disse Simão, também responsável pela Bateria Show Nota 10, que abre o Carnaval 2015. “Somos o único bloco com uma bateria de escola de samba. Abrimos o carnaval em Boa Vista há mais de 20 anos”, informou.
O bloco Camaleão de Roraima, nome dado em homenagem à espécie que vive nas praças próximas ao Rio Branco, foi criado em 2010 por um grupo de amigos. Desde então, tem crescido a cada ano, desenvolvendo ações sociais e fortalecendo o carnaval na capital. O bloco entra na avenida às 20h40 e promete fazer todo mundo dançar.
“Vamos participar pela primeira vez oficialmente do carnaval de Boa Vista. Queremos levar muita alegria e segurança, proporcionando a comunidade e aos foliões do bloco um carnaval sadio e festivo. O bloco quer resgatar o espírito carnavalesco boa-vistense, unindo novas ideias, sem deixar desaparecer os traços tradicionais”, destacou o presidente, Gilson Pontes.
Ele destacou ainda a importância do carnaval tanto para a cultura como para o social e economia da cidade. “Ainda mais resgatando o carnaval de rua e os famosos blocos, dando possibilidade para as famílias participarem do maior movimento cultural do nosso país”, declarou Pontes.
O bloco O Grito da Arara foi criado para promover o diálogo entre o movimento das araras com o carnaval. O presidente do bloco, Osvaldo Tomas, acredita na revitalização do movimento de blocos carnavalescos em Boa Vista. “Nosso objetivo é integrar os blocos existente na comunidade para fortalecer as festas de carnaval na nossa cidade, proporcionando um evento cultural de qualidade para a sociedade boa-vistense”, disse.
Foi a saudade dos carnavais do Maranhão e de sair fantasiado às ruas com a família, que fez Alfredo Alves criar, em fevereiro de 2011, o bloco A Porca Que Fuça. Para ele, o carnaval representa muita alegria e como o Brasil é o país do futebol e do carnaval, Roraima não poderia ficar de fora dessa festa.
“O carnaval envolve toda sociedade, gera lucros em todos os setores da nossa cidade e tenho certeza que a prefeita Teresa vai melhorar o carnaval a cada ano, transformando na melhor festa de carnaval do norte, fazendo com que os roraimenses não precisem sair daqui em busca de um carnaval bom em outros estados”, disse Alfredo.
Domingo – Ainda dentro da programação de domingo, os idosos do Programa Cabelos de Prata apresentam o Baile da Melhor Idade, às 18h. A Praça Velia Coutinho vai ferver com muito frevo e marchinhas de carnaval com a Banda Confete e Serpentina, as 20h40, seguida pelo Zerbine Araújo e Banda, às 22h, e a banda Elos fechando a noite, às 23h20.