Saúde

Sarampo: Prefeitura monta tenda de vacinação na Praça das Águas

O público-alvo da campanha compreende crianças de 6 meses a menores de 5 anos, mas os adultos de até 49 anos também compareceram para se vacinar.

Por SEMUC

23/02/2015

A Praça das Águas recebeu nesse sábado, 21, uma tenda de vacinação contra o sarampo, montada pela Secretaria Municipal de Saúde. O público-alvo da campanha compreende crianças de 6 meses a menores de 5 anos, mas os adultos de até 49 anos também compareceram para se vacinar.

“Nós tivemos uma campanha em novembro que terminou dia 31 de dezembro de 2014, e não atingimos a nossa meta de 95% da população alvo vacinada. Tivemos um alerta de sarampo, que veio de outro estado, por isso estamos com essa estratégia orientada pelo Ministério da Saúde, para tentar evitar um surto”, explicou a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Josiane Maia.
A auxiliar administrativo, Naiany de Aquino Moraes, de 23 anos, trouxe o filho Mateus de 2 anos para tomar a vacina na praça. Para ela, é importante cuidar sempre, independente de campanha. “É uma doença que mata. Os pais têm que ficar atentos e não devem deixar de levar os filhos as unidades de saúde”, destacou..
O professor Francisco Monteiro, de 32 anos, e a mulher Patrícia Feitosa, de 27, aproveitaram para tomar a vacina juntamente a filha Geovana, de 4 anos. “Nenhuma mãe quer ver seu filho doente. Temos que prevenir sempre para evitar complicações”, disse Patrícia.
A prefeitura reforça ainda que o Dia D de Mobilização do Município de Boa Vista será no dia 28 de fevereiro. A vacina estará disponível em 22 unidades de saúde, além de dez postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade, incluindo a área rural.
“É muito importante que os pais tenham a responsabilidade de levar os filhos a uma unidade para receber a vacina. As crianças são as mais vulneráveis nessa faixa etária de 6 meses até 3 anos, que é a idade que tem o maior número de óbitos”, informou Josiane.
A doença – O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções, tosse, espirros, mucosas, como por exemplo, a saliva de indivíduos doentes para outros não imunizados. O período de incubação dura entre 8 e 13 dias. A imunização contra o sarampo também protege contra a rubéola e a caxumba, além de ser o único método seguro e preventivo contra a doença.