Cidadania

Revista Exame: Pesquisa revela Boa Vista como a melhor cidade da Região Norte para criar os filhos

O município aparece na 66º posição no ranking geral e também está no 11º lugar entre as capitais brasileiras.

Por SEMUC

05/03/2015

Em pesquisa divulgada esta semana pela Revista Exame, Boa Vista aparece como a melhor cidade da Região Norte para criar os filhos. No levantamento foi apresentado um ranking das 100 melhores cidades com possibilidades de educar filhos de uma maneira tranquila. O município aparece na 66º posição no ranking geral e também está no 11º lugar entre as capitais brasileiras.

A pesquisa considerou 48 fatores determinantes que medem as condições que cada cidade oferece para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente. Dentre os critérios avaliados estão o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), governança, bem-estar, economia, domicílio, saúde, educação e segurança pública. No quesito governança Boa Vista obteve a pontuação máxima.
A prefeita Teresa Surita destacou o empenho de todo o secretariado municipal, em trabalhar por uma cidade cada vez melhor, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos boa-vistenses. “Nós dividimos a responsabilidade de educar uma criança junto com os pais. Tanto a escola como os projetos oferecidos, passam a ser um segundo lar para a criança. Por isso, procuramos oferecer o melhor ensino, uma boa alimentação, e uma atenção adequada para cada faixa etária”, frisou a prefeita.
O resultado positivo da pesquisa é o mesmo sentimento da autônoma Wanderlly Freitas. Nascida em Manaus, ela mora em Boa Vista há mais de 30 anos. “Se comparada a nível de Brasil, temos uma boa educação sim, porque temos boas escolas, entretenimento, esportes. Mesmo as pessoas de baixa renda têm acesso aos projetos da prefeitura. Temos todo o conforto de uma capital e para se viver parece uma cidade de interior”, declarou Wanderlly.
A pesquisa usou como fonte dados do IBGE, do Atlas Brasil e do Ideb. O último é o principal indicador da qualidade do ensino no país e já havia revelado no ano passado que Boa Vista está acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ou seja, o próprio indicador já tinha destacado a qualidade do ensino e o desempenho positivo dos estudantes da rede municipal de ensino.
Projetos Sociais: da primeira infância à terceira idade
Os projetos sociais da prefeitura têm parcela de contribuição para uma boa colocação no ranking. São políticas públicas voltadas para o desenvolvimento desde a primeira infância à terceira idade. Mais de 5 mil integrantes entre crianças, adolescentes, jovens, gestantes e idosos envolvidos em projetos como o Família que Acolhe, Crescer, Dedo Verde, Coral Art Canto, Rumo Certo e Cabelos de Prata.