Saúde

Saúde faz programação especial para reforçar o potencial das pessoas com síndrome de Down

A Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência antecipou a data e fará na sexta-feira, 20, um evento que pretende mostrar que as pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças.

Por SEMUC

18/03/2015

Depoimentos de mães, pesagem, palestras e aferição de pressão das gestantes fazem parte da programação especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 deste mês. A Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência antecipou a data e fará na sexta-feira, 20, um evento que pretende mostrar que as pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças.

A data já era lembrada em diversos países, mas agora passou a fazer parte do calendário oficial de 193 países-membros da Organização das Nações Unidas. A escolha foi feita pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 que as pessoas com síndrome de Down possuem.
Segundo a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com deficiência, Liliam Hummel, o evento é uma forma de sensibilizar a sociedade quanto as potencialidades da pessoa com a síndrome. “Queremos informar e sensibilizar as gestantes, pessoas com Down e seus familiares, quanto às peculiaridades desta síndrome que não é considerada uma doença e sim uma ocorrência genética”, disse.
Não se conhece com precisão as causas da síndrome de Down, mas estudos apontam que a probabilidade tem relação à idade materna, e isto é mais frequente a partir dos 35 anos. “Por isso é importante que a mãe faça o pré-natal para o diagnóstico”, informou Liliam.
Serviço:
Ação alusiva ao dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down
Local: CREM - Centro de Referência e Especialidades Médicas /Unidade Básica de Saúde do Mecejana
Data: 20/03/15
Horário: 14h