Saúde

Alerta: Pais devem levar filhas para vacinar contra HPV

Para combater esse vírus a Secretaria Municipal de Saúde criou um calendário de vacinação que tem a missão de alcançar nove mil meninas com idade de 9 a 13 anos.

Por SEMUC

23/04/2015

O papilomavírus humano é uma doença sexualmente transmissível (DST). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podem causar câncer no colo do útero. Para combater esse vírus a Secretaria Municipal de Saúde criou um calendário de vacinação que tem a missão de alcançar nove mil meninas com idade de 9 a 13 anos. Mesmo com as diferentes estratégias adotadas pela Saúde Municipal, as equipes conseguiram vacinar apenas 30% do público-alvo.

Para a coordenadora municipal de Imunização, Joseane Maia, agora é a hora dos pais chamarem a responsabilidade pra si. “Precisamos da ajuda deles, é necessário que as mães levem as suas filhas nas unidades básicas de saúde para vacinar. A vacina contra o HPV é gratuita e vai garantir a primeira geração de mulheres livres desse vírus”, frisou a coordenadora.
A principal forma de transmissão do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV.
“Esperamos que a gente consiga vacinar todas as meninas. Reforçamos esse convite para que as mães e os pais possam levar as filhas e não esperem apenas as equipes irem às escolas”, afirmou a prefeita Teresa Surita.