Saúde

Branca de Neve e os sete dentes: Escola municipal é contemplada com atividades de cuidado à saúde bucal

As atividades lúdicas deixaram o sorriso de 60 crianças ainda mais bonito.

Por SEMUC

14/04/2015

A Escola Municipal Pequeno Príncipe, no bairro Caranã, virou um cenário de conto de fadas nesta terça-feira, 14. É que o local foi escolhido pelos acadêmicos do 3º semestre do curso de Odontologia da Faculdade Cathedral para a ação social do Projeto Branca de Neve e os sete dentes. As atividades lúdicas deixaram o sorriso de 60 crianças ainda mais bonito.

Os alunos seguiram uma programação roteirizada e planejada pelos acadêmicos. Tudo para destacar a importância da saúde bucal. A abertura das atividades teve a apresentação de uma das histórias mais tradicionais entre as crianças. Os acadêmicos encenaram a peça da Branca de Neve, só que adaptada à odontologia. Após as apresentações, os alunos seguiram para as três salas: de vídeo, palestras e brincadeiras. Depois do lanche, foi hora de escovar e aplicar flúor nos dentes.
As crianças ganharam uma sacolinha com um kit contendo escova, fio e creme dental. Yan Tasso Brito, de 9 anos, ficou maravilhado com o enfeite do local e com as atividades realizadas. “Eu achei tudo bonito. Quando eu entrei na escola já imaginei que ia ter uma peça. Eu sei que devemos cuidar dos nossos dentes, mas hoje aprendi mais coisas legais”, disse, empolgado.
O responsável por este e outros projetos é Jonathan Amorim, professor da disciplina saúde coletiva do curso de odontologia da faculdade. “A disciplina é um estágio que os alunos precisam fazer. Todo semestre eles desenvolvem ações fora da faculdade, voltada para crianças de até 12 anos”, explicou.
Ana Célia, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pequeno Príncipe, destacou a alegria de contribuir com as atividades dos acadêmicos. “Fomos privilegiados pela escolha. Os acadêmicos mostraram toda a programação para os professores e coordenadores e então abraçamos essa iniciativa”, frisou.