Assistência Social

Dedo Verde: Programa completa 22 anos de trabalho com meio ambiente

No aniversário do programa, comemorado dia 14 de abril, a Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação com a distribuição de mudas e panfletos em diferentes pontos da cidade.

Por SEMUC

10/04/2015

Com foco na proteção social e no fortalecimento dos vínculos familiares, o programa Dedo Verde completa na próxima semana, 22 anos de trabalho dedicado as políticas públicas voltadas aos 100 adolescentes de 14 a 18 anos, com ênfase na cidadania ambiental. No aniversário do programa, comemorado dia 14 de abril, a Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação com a distribuição de mudas e panfletos em diferentes pontos da cidade.

Quem conhece bem a história do Dedo Verde é Patrícia Melo de Souza, de 28 anos. Durante seis anos, ela fez parte do programa, criado pela prefeita Teresa Surita, que trabalha com plantio e manutenção de mudas no Horto Municipal e, na época, nos canteiros da cidade. A paixão pela natureza foi tanta, que Patrícia hoje é bióloga e trabalha na Universidade Federal de Roraima.
“Eu já gostava muito da disciplina de biologia. O convívio no projeto com as plantas e meio ambiente acabou me dando certeza do curso que eu queria fazer. Hoje atuo como técnica em laboratório no curso de Ciências Biológicas, preparando e auxiliando nas aulas práticas junto aos professores”, explicou Patrícia.
De volta ao Horto Municipal, local onde passou a adolescência durante o programa, na época ainda Menino do Dedo Verde, Patrícia ficou feliz em ver que a prefeita Teresa Surita não desistiu desse programa, que só beneficia os meninos e meninas de Boa Vista.
“Foi bom voltar aqui e ver as mudanças. Hoje eles têm aulas variadas. Na minha época aprendíamos apenas na prática mesmo. O Dedo Verde hoje tem mais a oferecer para esses jovens. Fico feliz que a prefeita tenha melhorado e voltado com o projeto”, destacou.
Para a coordenadora do programa, Karuliny Maia, o Dedo Verde é referência na vida dos adolescentes. “A semente do Dedo Verde foi plantada e hoje é esse fruto especial, que é a Patrícia. A prefeita sempre trabalhou para isso, em proteger, acolher e investir nos adolescentes e está aí um dos frutos, que hoje tem uma família, um curso superior, um bom emprego e se tornou uma profissional qualificada”, declarou.