Educação

Mais Educação: Mostras pedagógicas iniciaram-se nesta quarta-feira em escolas municipais

O Programa Mais Educação visa complementar o ensino por meio de atividades socioeducativas, oferecidas gratuitamente a crianças e adolescentes da rede municipal.

Por SEMUC

15/04/2015

A partir desta quarta-feira, 15, cerca de 40 escolas municipais desenvolvem as primeiras mostras pedagógicas de 2015, resultado do programa Mais Educação. As atividades se estendem até a próxima sexta-feira, 17. Durante esses três dias, as escolas vão expor e apresentar tudo que foi construído ao longo do primeiro bimestre.

O Programa Mais Educação visa complementar o ensino por meio de atividades socioeducativas, oferecidas gratuitamente a crianças e adolescentes da rede municipal. A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Programa e Projetos, coordena atualmente o programa em 55 escolas municipais e já atende mais de nove mil alunos.
Segundo o coordenador municipal de Educação Integral, Marcos Silva, a culminância é um momento em que a comunidade escolar tem para evidenciar as atividades realizadas no período. “O programa tem uma grande importância para os alunos, uma vez que reforça as ações da prefeitura na educação e contribui para o desenvolvimento integral dos alunos”, ressaltou.
Silvania Pinho, mãe da aluna Beatriz Araújo, de 8 anos, estava emocionada na Mostra Pedagógica da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira. A mãe sempre esteve presente na vida escolar da filha e disse que a pequena já evoluiu muito com as atividades do Mais Educação. “Ela é uma menina muito ativa, agora ela está ainda mais envolvida. Já acorda querendo ir à escola e não gosta de faltar. Se depender de mim, ela vai continuar a participar de todas as atividades”.
As mostras apresentadas estão vinculadas a cinco macrocampos. São eles: acompanhamento pedagógico; comunicação e uso de mídias, cultura digital e tecnológica; cultura, artes e educação patrimonial; educação ambiental e esporte e lazer. São mais de 36 tipos de atividades distribuídas nesses macrocampos. Algumas delas são: orientação de estudos e leitura, canto coral, dança, karatê, judô, taekwondo, capoeira, horta escolar, desenhos e produção em quadrinhos.
Neste primeiro bimestre, estão envolvidas as escolas que iniciaram as atividades em fevereiro, as demais participarão em junho da segunda mostra.
Veja o cronograma das atividades nas escolas municipais:
Polo I (Quarta, 15)
Polo II (Quinta, 16)
Pólos III e IV (sexta, 17)
Escolas
Jael Barradas,
Sonho Infantil,
Mª Teresa Maciel,
Mª Gonçalves,
Martinha Thury,
Pequeno Príncipe,
Santa Teresa,
Criança Feliz,
Francisco Cássio,
Carlos Raimundo,
Balduíno Wottrich.
Menino Jesus,
Menino Jesus de Praga,
Jóquei Clube,
Delacir de Melo,
Pingo de Gente,
Tancredo Neves,
Juslany de Souza,
Tia Linda,
Branca de Neve
Aqulino Mota,
Profª Edsonina,
Arco Íris,
Pequeno Polegar,
Francisco Briglia,
Profª Ana Sandra,
Francisca Lemos ,
Valdemarina,
Raio de Sol,
Jardim das Copaíbas,
Ioládio Batista,
Palmira de Castro,
Hilda Franco,
Nova Canaã,
Rujane Severiano,
Silvio Leite,
Profª Amazona,
Mª Gertrudes,
Vovó Eurídes,
Darcy Ribeiro