•Saúde
Dia D de vacinação contra a gripe será no sábado
A meta é vacinar 80% do público-alvo, o que equivale a 43 mil pessoas. No sábado, 9, ocorre a mobilização nacional, conhecida como Dia D da vacinação.
Por SEMUC
05/05/2015
A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e tem uma grande tendência para disseminar epidemias. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a 17ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. A campanha se estende até o dia 22 de maio. A meta é vacinar 80% do público-alvo, o que equivale a 43 mil pessoas. No sábado, 9, ocorre a mobilização nacional, conhecida como Dia D da vacinação.
Nesta campanha, fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, reeducandos e funcionários do sistema prisional.
A coordenadora municipal de Imunização, Joseane Maia, explica que a transmissão da gripe acontece ao falar, tossir ou pelas mãos, após contato com superfícies recém-contaminadas. “A vacina é eficaz e pode ser administrada simultaneamente com outros medicamentos. Neste ano, é indispensável a participação da comunidade no combate à influenza”, explicou.
Os estudos demonstram que a vacina pode reduzir em aproximadamente 75% o número de mortalidade, sendo a medida mais efetiva para a prevenção contra a influenza grave. Todas as unidades básicas de saúde em Boa Vista ofertarão a vacina diariamente, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Leia também