Cidadania

Moradores do bairro União recebem prefeita Teresa Surita de braços abertos

É aproximando a população da gestão municipal, ouvindo os anseios e sugestões, que a prefeitura planeja e direciona as ações de acordo com a demanda da população.

Por SEMUC

15/05/2015

Percorrer os bairros de Boa Vista e conhecer pessoalmente a realidade do cidadão não é tarefa fácil para um governante. Mas a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, assumiu o compromisso de trabalhar de mãos dadas com o povo, por meio do Programa Braços Abertos. É aproximando a população da gestão municipal, ouvindo os anseios e sugestões, que a prefeitura planeja e direciona as ações de acordo com a demanda da população.

Dessa vez, o encontro foi com os moradores do bairro União, realizado nessa quinta-feira, 14, na Escola Municipal Francisco Cássio Moraes. Cerca de 300 pessoas marcaram presença. Além da prefeita e todo o secretariado municipal, esteve presente também o senador da República, Romero Jucá. “Esse programa representa respeito com a população. Essa é uma gestão participativa, que ouve muito e trabalha com a comunidade. E todos os secretários estão aqui com humildade recebendo as colocações dos moradores”, declarou Romero.
E lá estava o casal Maria de Jesus Macedo e José Eduardo Ramos, um dos primeiros a residir no bairro, há cerca de 20 anos. Período em que os dois viram o bairro nascer, crescer e se desenvolver. Maria declarou que a prefeita Teresa tem feito a diferença em todas as gestões. “A limpeza e a arborização são as marcas da prefeita. Antigamente o bairro era horrível, por onde você passava era só lixo, não tinha asfaltamento adequado. Agora a coisa mais difícil é ver lixo na rua. E quando tem é o próprio povo que suja. Quando ela assume a prefeitura a gente sempre vê a diferença”, declarou.
Um dos pedidos colocados por Maria de Jesus foi a implantação de calçadas na extensão da avenida Rui Baraúna e algumas ruas do bairro. Mas a resposta positiva veio da própria prefeita, ao declarar que o Plano de Mobilidade Urbana já está prevista para inicio a partir de junho deste ano. Na qual o município será contemplado com uma série de ações, entre eles investimentos em pavimentação de ruas e avenidas, implantação de calçadas e ciclovias, corredores para ônibus, entre outros.
A regularização fundiária também foi uma das maiores queixas. Na ocasião, o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, explicou aos moradores as dificuldades encontradas de se proceder com a devida regularização dos imóveis. “Esse bairro é originário de um processo de loteamento privado, onde muitas áreas foram invadidas. Portanto, não é de responsabilidade da prefeitura. Mas estamos negociando com os donos, no caso três imobiliárias locais. Isso é uma questão de tempo, a prefeita me deu essa determinação e já está me cobrando há alguns dias. É um problema que deve ser resolvido de forma legal”, declarou.
Para prefeita Teresa Surita, reuniões como essas são necessárias para prestar contas de todas as melhorias já realizadas no bairro, além de evidenciar as futuros investimentos no local. “Nós estamos vendo uma realidade de toda a cidade de uma maneira bem profunda. Porque todas as reuniões do Braços Abertos é feito um mapa falado de cada bairro, onde são apontados todos os problemas por rua. É onde a prefeitura intervém com planejamento de acordo com a condição financeira do município”, declarou.
Espaço Lúdico – O ambiente foi todo preparado para receber os moradores. Enquanto os pais assistiam a reunião, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do União, preparou um espaço especialmente para a criançada, onde foram desenvolvidas diversas atividades lúdicas como pintura em desenhos, pintura de rosto, contação de histórias, brinquedoteca e apresentação teatral.