Durante as nove noites de festa, cerca de 200 mil pessoas compareceram ao Maior Arraial da Amazônia. E para conseguir esse título, a Prefeitura de Boa Vista tem investido durante 15 anos nesta que é a maior expressão cultural do estado. Este ano, cerca de R$ 10 milhões foram aplicados na economia local.
Nesta última noite de festas, a Praça do Fabinho recebeu 30 mil pessoas que compareceram para apreciar a Maior Paçoca do Mundo, feita especialmente para comemorar os 15 anos do Boa Vista Junina. Dessas, 20 mil pessoas puderam degustar da iguaria gigante.
O recorde do arraial foi registrado na quinta noite de festas, dia 17, quando o cantor e compositor nordestino Dorgival Dantas subiu no palco principal e cantou para 50 mil pessoas. Este é o maior público em uma noite só que o Boa Vista Junina conseguiu juntar nestes 15 anos.
Para a educadora física, Nathana Valéria, que também já participou como brincante em algumas quadrilhas, o Boa Vista Junina é o maior encontro de ritmos e diversidade cultural do extremo norte do país. "Me sinto parte dessa festa, sinto que a cidade vive o arraial. Todos os anos venho prestigiar o trabalho das quadrilhas".
A segurança, a comodidade, a iluminação, a praça de alimentação e áreas de lazer às crianças foram pensados especialmente ao público que veio prestigiar o arraial. "Passamos meses pensando no Boa Vista Junina. A nossa ideia é sempre oferecer a melhor experiência ao público que vem prestigiar o evento. É o público que faz o sucesso dessa festa", disse o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Daniel Lima.
Fernanda Lendey mora no estado vizinho, na cidade de Manaus. Todos os anos vem até Boa Vista nesta mesma época para visitar a família e também prestigiar o Boa Vista Junina. "Adoro essa festa, para mim é a melhor. Adoro o brilho das quadrilhas e o encanto nos olhos das pessoas", destacou.
A população contou com mais de 80 barracas de alimentação espalhadas pela Praça do Fabinho, com iguarias regionais, nordestinas e juninas. Cerca de R$ 10 milhões foram movimentados nas nove noites de festa.
O Boa Vista Junina chega ao fim com gostinho de quero mais, mas ano que vem o Maior Arraial da Amazônia vem com muito mais novidades. "Só temos a agradecer a confiança das pessoas. Realizar um evento grandioso e com a qualidade é um desafio enorme pra gente. No final, a gente vê as pessoas comentando de forma positiva a festa. Só tenho a agradecer a minha equipe e também ao público por fazer essa grande festa", disse a prefeita, Teresa Surita.