Assistência Social

Conferência Municipal de Assistência Social levanta desafio de consolidar o Sistema Único

17/07/2015

Para analisar, propor e deliberar diretrizes sobre  os aspectos sociais, a décima Conferência Municipal de Assistência Social teve abertura nesta quinta-feira, 16, ao som de 60 vozes do ArtCanto. A população tomou conta do auditório da Academia de Polícia Integrada, afirmando a participação civil no debate público.

O evento conta com a presença da secretária municipal de Gestão Social, Simone Andrade Queiroz, da conselheira nacional de Assistência Social, Claudia Laurete, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Israel Patrício Gomes, delegados, representantes governamentais, representantes da sociedade civil e convidados.
“Agora é o momento de avaliar e planejar quais são os rumos e propostas que implicarão diretamente na instrução do plano decenal 2016 a 2026. Desta forma, a participação de todos é fundamental para assegurar o fortalecimento e a consolidação do Suas - Sistema Único de Assistência Social”, considerou a conselheira nacional de Assistência Social, Claudia Laurete.
Uma das delegadas da conferência, Maria Betânia Cavalcante, enfatizou a importância da voz ativa da população no evento. “Estou aqui como representante dos usuários, fazendo valer meu espaço garantido em lei, de participar dos debates em políticas públicas. Um momento como esse é uma oportunidade única para contribuirmos com sugestões para melhorias e fortalecimento dos serviços”, disse.
A Conferência segue até às 18h, desta sexta-feira, 17, com palestras, trabalhos em grupo, debates e plenária final, na Academia de Polícia Militar de Roraima, localizada na avenida Getúlio Vargas, no bairro Canarinho.
“As propostas discutidas aqui vai afetar principalmente o protagonista dessa política, que é o usuário, também o trabalhador, movimentos sociais, governamentais e não governamentais. Pedimos que o poder executivo leve em conta as propostas definidas dentro da conferência”, comentou o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Israel Patrício Gomes.