Com o intuito de atrair os alunos para o último dia de aula antes do recesso escolar, a Escola Municipal Vovó Clara preparou na terça-feira, 30, uma programação lúdica com os alunos. A história infantil “A Formiguinha e a neve”, de autoria de João de Barro, foi encenada no pátio da unidade por dez professores caracterizados dos principais personagens do conto. Um cenário montado no local despertou a curiosidade da criançada.
Todos assistiram atentos a emocionante saga da formiguinha que quase morria de frio por causa de um floco de neve preso a sua perninha. Se não fosse Deus enviar a primavera para ajudá-la seria difícil o animalzinho sair dessa fria. Bem animados, os espectadores da peça teatral aplaudiram o final feliz da formiguinha.
O projeto de leitura faz parte do trabalho que o programa Família Que Acolhe desenvolve junto a escolas municipais por meio do Projeto de Capacitação em Desenvolvimento da Primeira Infância. Uma das metas do FQA é aprimorar os conhecimentos e ampliar o olhar sobre o desenvolvimento infantil, o que reforça ainda as ações pedagógicas da escola, nesse caso, desperta o hábito da leitura nos alunos.
“Toda escola de Educação Infantil participa de alguma atividade do FQA. Lá temos vários temas a serem trabalhados como puericultura, pré-natal e também tem o espaço lúdico e eu me encaixei mais nesse último, porque trabalhamos com criança pequena. Dentro deste projeto surgiu a ideia da contação de histórias de forma lúdica. Será apresentado uma vez por mês e já estamos na segunda reedição”, declarou a gestora.
A ideia é que cada mês seja escolhida uma história para apresentar aos alunos. No mês de maio, o livrinho infantil “Qual o sabor da lua” de Michael Grejniec foi o escolhido para a estreia do projeto. Os funcionários em geral, não só professores, mas assistentes, zeladores, porteiros, contribuem de alguma forma e alguns entram como personagem de forma caracterizada.
Quem ainda presenciou parte da apresentação foi a massagista Ana Cristina, de 40 anos mãe do aluno Matheus Vinícius, de 4. “Como isso é importante para o aprendizado da criança. Nessa idade além de aguçar a curiosidade deles é um incentivo à leitura. É bom também que sai um pouco daquela rotina de atividades cansativas em sala de aula. Vendo aqui alegria deles já vi que aprovaram”.
A professora Elizangela Bastos explicou que as atividades vão além das apresentações. “A partir da história contada, os professores trabalham interpretação de texto com os alunos em sala de aula. Questionam sobre o título, autor e atividades relacionadas ao assunto. Isso como uma forma de aprimorar a linguagem oral e escrita deles. Todos os funcionários se envolvem no projeto e o número de participantes só aumenta a cada reedição. Ate o final do ano vamos ter muita história pra contar a essa criançada”, explicou.