Graças aos avanços tecnológicos, a área da saúde pode contar com equipamentos modernos e confiáveis. Para auxiliar em intervenções e no tratamento de pacientes, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 20 novos monitores multiparamétricos para atender as necessidades do Hospital da Criança Santo Antônio. Antes, só a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contava com os equipamentos, agora outros setores do hospital também possuem os monitores.
O aparelho apresenta diversos gráficos e informações relacionadas ao estado do paciente, como: pressão arterial, oximetria, eletrocardiograma, respiração, temperatura e saturação de oxigênio. Segundo a pediatra da UTI, Lussandra Martins, a unidade sempre teve os aparelhos, mas com o uso foi preciso trocar. “Aqui na UTI temos 11 dos novos monitores. Esse aparelho é de suma importância no monitoramento dos nossos pacientes durante 24 horas”, destacou.
De acordo com o diretor do Hospital, Antônio Gonçalves, três aparelhos foram instalados no Centro Cirúrgicos e três no trauma da emergência. Os outros ficarão de reserva para eventualidades. Além disso, uma unidade de monitoramento será instalada na UTI. “Além do monitoramento no leito, médicos e enfermeiros utilizarão essa nova ferramenta na enfermaria. Uma tela integrada com todos os monitores vai mostrar em tempo real os parâmetros dos pacientes”, informou.
Além de ganhar mais tempo, os procedimentos se tornam mais seguros para os profissionais e principalmente para os pacientes. Para Roberto Almeida, que está com a filha internada no hospital, o equipamento é bom porque ajuda a família a saber se os batimentos cardíacos estão alterados. “Mesmo sem entender muito, a ferramenta é uma tranquilidade pois se algo estiver errado, ele vai alertar”, disse.